Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO), o acordo pela derrubada dos vetos da Lei Aldir Blanc e Paulo Ricardo é uma grande vitória para a cultura brasileira e do Tocantins. "O líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (PL), e o presidente Jair Bolsonaro (PL), tiveram muita sensibilidade e responsabilidade com o setor”, avalia. 

O acordo foi anunciado e confirmado na noite dessa terça-feira, 5 de junho, durante sessão conjunta do Congresso Nacional. De acordo com Dimas, com a derrubada dos vetos, o setor cultural terá, via Lei Aldir Blanc, um aporte de cerca de R$ 3 bilhões por ano para incentivo de suas atividades. Já a Lei Paulo Gustavo repassa o superávit financeiro do FNC (Fundo Nacional de Cultura) de R$ 3,8 bilhões em 2022 para a cultura, com 73% sendo para o segmento audiovisual, dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus.

Tiago Dimas ressaltou que sempre foi um apoiador da cultura tocantinense e, por isso, o acordo é motivo de muita satisfação.