Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação TRE/TO

Foto: Divulgação TRE/TO

O secretário de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Wlademir Costa, realizou visita institucional ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, na manhã desta terça-feira (19/07). A reunião contou ainda com a presença do secretário executivo da SSP, Reginaldo de Menezes, diretores, superintendentes e delegados. O procurador regional eleitoral, João Gustavo Seixas, e o secretário Judiciário do TRE-TO, Vick Mature, também acompanharam o encontro. 

"Estamos vivendo uma eleição bastante polarizada e promover a segurança é fundamental para a garantia do exercício da democracia", destacou o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, durante a reunião. Ao agradecer a visita institucional da cúpula da SSP-TO, o presidente ainda frisou que “o Tribunal é um órgão voltado à administração das eleições, prezando pela imparcialidade e total isenção; e trabalhar pela segurança do pleito faz parte dessa importante missão. Portanto, o papel dos senhores e das senhoras é extremamente necessário, seja de forma preventiva ou repressiva de qualquer tipo de violência ou irregularidade”.

Para o procurador regional eleitoral, João Gustavo Seixas, a preocupação com a segurança é uma questão que vai além do dia da votação, sendo importante ser trabalhada em todo o período eleitoral. “Os indícios estão surgindo a todo momento e a preocupação não é somente em relação aos ataques sobre a segurança das urnas; temos que garantir a liberdade do direito ao voto, a segurança dos candidatos exporem suas ideias e dos eleitores votarem em quem quiserem”, afirmou.

“Estamos em constante monitoramento e atentos para evitar confrontos públicos, coibir o atos de abuso de poder econômico ou uso inadequado da tecnologia visando a interferência no pleito, como é o caso das fakenews”, complementou o secretário da SSP-TO. Wlademir Costa.

Presenças

A visita institucional também contou com a participação do superintendente de Inteligência e Estratégia da Segurança Pública, delegado Emerson Francisco de Moura, da superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda; do diretor de Polícia da Capital, Rodrigo Ferraz; do delegado geral adjunto, Jeter Aires;  do delegado de Polícia da 2º Delegacia Especializada de Repressão às Infrações de Menor Potencial Ofensivo (DEIMPO), Ibanez Ayres Neto; do delegado de Polícia Civil, Roger Knewtiz - substituindo a Diretora de Polícia do Interior (DPI); e do assessor de Gabinete, Fernando Ubaldo. (Ascom TRE/TO)