Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Comunicação Porto Nacional

Foto: Comunicação Porto Nacional

Iniciada no domingo, 31, a programação da segunda Romaria de Padre Luso, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Sebrae e Diocese de Porto Nacional, segue até próximo dia 3 e tem como objetivo principal a canonização e a beatificação do padre portuense. 

A peregrinação religiosa inicia na Catedral Nossa Senhora da Mercês, seguindo até a Igreja São Judas Tadeu, onde o sacerdote está sepultado, finalizando a caminhada com a Santa Missa, em homenagem ao líder religioso.

Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Windlin, a segunda edição desta Romaria, além de promover momentos de fé e de solidariedade, fortalece o turismo religioso da cidade. “A Secretaria de Turismo de Porto Nacional e o Sebrae apoiam o evento com o objetivo de fortalecer a cultura local e a manifestação da fé, proporcionada na Romaria. Sabemos que nossa cidade é o berço da cultura do Estado e essas tradições religiosas podem contar com nosso apoio e participação. É a integração da fé, da cultura e da tradição”, afirmou.

Para o padre Eldinei Carneiro Neto, da Catedral Nossa Senhora das Mercês, toda a programação tem como finalidade suscitar uma devoção maior pelo Padre Luso. "A intenção no tríduo é a oração. Buscar em Deus uma resposta, em quem Padre Luso sempre se apoiou para que este processo de beatificação e, posteriormente de canonização, possa acontecer o mais rápido possível. Nosso objetivo é divulgar a pessoa do Padre Luso, sua vida de santidade e caridade. Tivemos a abertura com grande número de fiéis e a grande expectativa é para o dia 3, quando celebraremos a memória do Padre Luso, na data de sua morte", informou o padre.