A Prefeitura de Porto Nacional, por meio das Secretarias Municipais de Bem-Estar, Mobilidade e Segurança Hídrica e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segue avançando com o Programa Água no Campo Já, uma das maiores iniciativas voltadas ao fortalecimento da zona rural do município. Nesta etapa, estão sendo realizadas as visitas técnicas in loco às famílias previamente cadastradas.
O programa, que beneficiará aproximadamente 400 famílias em diversas comunidades, foi estruturado em seis etapas estratégicas: captação de recursos e lançamento do programa; cadastramento das famílias; seleção dos beneficiários por meio de visitas domiciliares; contratação da empresa responsável pela execução; perfuração dos poços; e entrega das unidades às famílias beneficiadas. Com a liberação dos recursos em breve, Porto Nacional estará pronto para iniciar a fase de execução, garantindo acesso à água, especialmente em períodos de seca.
O prefeito Ronivon Maciel ressaltou que o Água no Campo Já é fruto de uma gestão comprometida com as necessidades da população rural. “Esse é um compromisso da nossa gestão com as famílias da zona rural. Levar água para o campo é levar dignidade, saúde e desenvolvimento para quem mais precisa”, afirmou Ronivon.
Para o secretário de Bem-Estar, Mobilidade e Segurança Hídrica, Ailton Francisco, o programa representa um marco no cuidado com a população. “Estamos executando as visitas técnicas às famílias que se cadastraram e, em pouco tempo, com a liberação dos recursos, vamos iniciar a execução. O programa é um divisor de águas para a qualidade de vida dos nossos produtores e moradores da zona rural”, disse o secretário.
A iniciativa também conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fortalecendo a atuação integrada entre as pastas para atender às demandas da zona rural. Para o secretário Fernando Windlin, a parceria é essencial. “Unir esforços entre as secretarias permite que o programa atinja com eficiência todas as famílias rurais cadastradas. Garantir água de qualidade é garantir produtividade, saúde e permanência no campo”, afirmou Windlin.
O programa Água no Campo Já, chega para transformar a realidade de centenas de famílias, garantindo acesso à água de qualidade, fortalecendo a permanência das pessoas no campo e assegurando abastecimento mesmo em períodos de seca.