Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A abertura oficial dos Círculos Restaurativos da Justiça Restaurativa com indígenas Krahôs ocorrerá no próximo dia 12 de agosto (sexta-feira), no Fórum da Comarca de Itacajá, com alguns conflitos já apresentados anteriormente. O evento terá continuidade nas aldeias e conta com círculos de diálogo e palestras para conscientização a respeito dos direitos indígenas, agricultura de subsistência e superendividamento.

Facilitadores da Justiça Restaurativa realizaram os pré-círculos, na comarca, com indígenas e com comerciante locais, nos últimos dias 1º, 2 e 3 de agosto. O procedimento restaurativo contou com o apoio da juíza Luciana Costa Aglantzakis, atualmente respondendo pela diretora do Foro, e da coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), juíza Silvana Maria Parfieniuk.

Os pré-círculos em Itacajá foram realizados pelos facilitadores Carla Regina Nunes dos Santos Reis, Eliene Diniz da Silva, Sérgio Leal Mota, Paulo Pimentel Gomes Neto e Valdene Martins Soares.Segundo a facilitadora Carla Regina, os pré-círculos são “o início de um trabalho de práticas restaurativas na Comarca de Itacajá, que visa à prevenção e tratamento de conflitos envolvendo os povos indígenas da região”. (Comunicação TJTO)