Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a democracia. Com base na missão da justiça Eleitoral do Tocantins o projeto Democracia: Diálogo e Transparência está percorrendo todas as sedes de cartórios eleitorais do estado para promover o diálogo com a sociedade a respeito da segurança das eleições e do sistema eletrônico de votação. O encontro dessa terça-feira (9/8) foi realizado no município de Cristalândia.

O bate-papo conduzido pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, levou informações importantes aos participantes. Com uma urna aberta para demonstrar os principais mecanismos de segurança do equipamento, o secretário reforçou, entre outros pontos, que a urna não é conectada à internet, que os seus sistemas são próprios e únicos - ou seja, somente eles funcionam na urna e não podem ser acessados em outros equipamentos; e que todo o processo eleitoral é auditável. "A população deve ser fiscal do processo eleitoral e, para isso, a participação de todos é fundamental, seja nas cerimônias públicas ou nas auditorias realizadas no dia das eleições. Qualquer pessoa pode participar", afirmou.

Recebendo o evento, o juiz Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia, Wellington Magalhães, destacou a importância do diálogo aberto para combater a desinformação e frisou que "a Justiça Eleitoral permanece firme e forte no propósito de levar o máximo de transparência para o processo eleitoral vindouro".

Além de representantes de Cristalândia, pessoas de outros municípios que compõem a zona eleitoral prestigiaram o evento.  Estiveram presentes a promotora eleitoral Janete Intigar; o subcomandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Rondinele Martins Feitoza; o prefeito de Pium, Valdemir Oliveira Barros; o presidente da Câmara de Cristalândia, vereador Renato Arruda; os vereadores de Nova Rosalândia, José Antônio Saraiva e Manoel José Barbosa Chaves; o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; servidores do Fórum de Cristalândia e da 13ª ZE.

"Saio daqui hoje confiante em relação às urnas eletrônicas; achei interessante pois passa o passo a passo do processo de segurança e é importante a gente saber que tem tantas pessoas envolvidas, tantos órgãos que participam da fiscalização, e que todos podemos ser fiscais também", avaliou o vereador José Antônio Saraiva.

Programação 

Nesta quarta-feira (10/08) o projeto chegará à cidade de Ponte Alta do Tocantins. Evento será às 14 horas na sede do cartório eleitoral da 26ª Zona Eleitoral.

Objetivo Estratégico:

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;