Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou nesta quinta-feira, 11, durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), o Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2022, que contém todas as ações e melhorias realizadas na saúde pública tocantinense.

Dentre os pontos apresentados estão o fortalecimento da saúde nos municípios, com repasses realizados em dia, que ultrapassam R$ 32 milhões em investimentos. Além disso, foram apresentados os números sobre avanços do atendimento de alta complexidade, com a ampliação de mais 81 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), totalizando 169 leitos, e o aumento de 20 leitos de UTI infantil (15 pediatras e 5 neonatais), que agora somam 92 leitos para atendimento deste público.

"Conseguimos índices positivos que acentuam a prioridade da Saúde em trabalhar pelas melhorias no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense. São mais de cinco mil procedimentos de cirurgias eletivas, em 2022, diminuindo a fila e levando qualidade de vida para quem mais precisa. Além de tantos outros avanços como a entrega de centenas de equipamentos para as unidades hospitalares, como 90 aparelhos de ultrassonografia, 50 de anestesia, 120 monitores multiparamétricos, 50 eletrocardiográficos, 50 oxímetro, 15 arcos cirúrgicos, dentre tantos outros", enfatizou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SGAE), Luiza Regina Dias Noleto.

Luiza lembrou ainda que "foram pagos mais de 14 mil progressões a servidores da Saúde, com investimentos de mais de R,1 milhões. Além disso, conseguimos resolver uma demanda antiga que era a implantação de segurança armada nos hospitais de Palmas, Araguaína, Miracema, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional. As ampliações e reformas das unidades hospitalares em Porto Nacional e Augustinópolis também são destaques".

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, comemorou o resultado positivo. "Trabalhamos diariamente para garantir melhorias e avanços para a Saúde, essa é nossa prioridade. Filas com a de cirurgias bariátricas e cateterismo pediátricas zeradas; milhares de cirurgias eletivas; retomada das cirurgias plásticas, urológicas, bariátricas e de ombro no Hospital Regional de Araguaína, retorno das cirurgias de angiologia no Hospital Regional de Augustinópolis e o retorno das cirurgias ginecológicas no Hospital Geral de Palmas, demonstram o trabalho realizado por toda equipe, para fortalecer o atendimento no SUS", pontuou o gestor.

Monkeypox

Além das deliberações sobre o relatório da Saúde, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, apresentou um balanço sobre os casos de Monkeypox no Tocantins e repassou orientações sobre a doença. "Estamos atentos para o desenvolvimento da Monkeypox no Estado, com a realização de reuniões, emissão de alertas para os 139 municípios e ainda a implantação de um plano de ação e contingência", explicou.