Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato a governador do Tocantins Irajá (PSD) e sua vice, professora Lires (PSD), escolheram Guaraí como palco do primeiro comício da campanha eleitoral da Coligação “O Futuro é pra Já”. O evento, realizado na noite dessa quarta-feira, 17, reuniu dezenas de pessoas da cidade e de municípios vizinhos que prestigiaram os candidatos, ouviram suas propostas e presenciaram o compromisso firmado por eles de promover a valorização das mulheres tocantinenses.

Em seu discurso, Irajá destacou que “as mulheres, na nossa gestão, vão ter voz e vão ter vez”. “A metade das secretarias do governo estadual serão comandadas pelas mulheres competentes do Tocantins, esse é o nosso compromisso de campanha”, frisou.

O candidato a governador lembrou ainda que o espaço ocupado atualmente pelas mulheres em cargos públicos e eletivos no estado soma apenas 15%, muito aquém - segundo ele -, da representatividade feminina. “Nosso compromisso é ampliar essa realidade e vamos cumprir a partir do dia 1º de janeiro”, reiterou.

Candidata a vice-governadora, a professora Lires também destacou que as mulheres estarão bem representadas na gestão Irajá. Segundo ela, o Plano de Governo contempla propostas importantes para a valorização das cidadãs tocantinenses. “E isso demonstra a sensibilidade de um governador que quer governar para um estado de homens e mulheres. Um governador que tem a sensibilidade para amar o povo do Tocantins”, discursou a vice.

Especialista em Educação, a professora Lires é também uma experiente gestora pública, tendo sido a primeira mulher eleita prefeita de Guaraí, função que exerceu de 2017 e 2020.

Emprego e renda

Embora tenha destacado em seu discurso a prioridade que dará às mulheres em sua gestão, Irajá deixou claro que a marca de seu governo será a geração de emprego e renda. “Vamos trabalhar para reduzir o imposto do Tocantins que é o maior do Brasil”, disse, reforçando a ideia que tem defendido em várias ocasiões que “o emprego é mais importante que o imposto”.

Visita ao comércio

O comício foi o último compromisso de Irajá e Lires em Guaraí, nesta quarta-feira. Antes do evento, durante todo o dia, os candidatos cumpriram uma extensa agenda na cidade, visitaram comerciantes e trabalhadores do comércio, apresentaram suas propostas de governo e ouviram demandas da população pelas ruas da cidade. “Por onde passamos, encontramos pessoas esperançosas, com sorriso no rosto, alegres porque agora têm oportunidade de votar num projeto diferente para o Estado do Tocantins”, ressaltou Irajá.