Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia na segunda-feira, 22, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas urbana e rural.

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual e deve ser feita em animais a partir de 3 meses de idade. A vacina imuniza os animais contra a raiva, enfermidade que pode ser transmitida aos humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas.

A campanha de vacinação na zona rural, acontecerá no período de 22 de agosto a 23 de setembro, de segunda a sexta-feira. Se dará por meio de busca ativa, quando a equipe do CCZ estará visitando as propriedades rurais e as comunidades como o Vale Verde e o Trevo da Praia. A estimativa é vacinar aproximadamente de 2.300 animais.

Já a campanha na zona urbana acontece em ponto fixo, na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h. Os animais devem ser levados ao local de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado. A estimativa é vacinar aproximadamente 9.400 animais, entre cães e gatos.

A coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, alerta aos tutores de cães e gatos sobre a importância da vacinação. “Não deixe de vacinar seus bichinhos de estimação contra a raiva, além de poder transmitir a doença para os humanos a raiva ainda pode matar o animal” pontua Fluviana, reforçando que a vacina é gratuita e faz parte do calendário de vacinação dos animais.

A vacinação antirrábica em animais é importante porque a doença é letal e pode ser transmitida a humanos, a partir da mordida de cães e gatos infectados. Os morcegos também podem ser transmissores da raiva.

Dia D

Dia 3 de setembro, o CCZ pretende realizar o Dia D de vacinação antirrábica. A ideia é reforçar a cobertura vacinal de cães e gatos com diversos pontos de vacinação. “Pretendemos fazer uma grande mobilização para a imunização de cães e gatos, com mais de 30 pontos de vacinação na cidade. A nossa meta é vacinar 11.800 animais. Se, até lá, os tutores não vacinaram, no Dia D será uma boa oportunidade”, adianta Fluviana.

O CCZ está localizado na Av. Dueré – Setor Pedroso, em Gurupi.