Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

O Estado do Tocantins promove neste sábado, 20, o Dia D de Vacinação contra poliomielite com adesão de quase 100% dos 139 municípios. As unidades estarão abertas das 8h às 17 horas e tem como público alvo crianças e adolescentes de até 15 anos. 

Os imunizantes disponibilizados fazem parte do Programa Nacional de Imunizações, uma referência mundial, responsável por erradicar doenças como a paralisia infantil no Brasil. Contudo, com o registro de baixas coberturas vacinais há risco do retorno desse agravo e de outras doenças. 

Além do imunizante contra paralisia infantil, a população poderá atualizar o cartão de vacina. Estão disponíveis durante a campanha os imunizantes como BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Influenza; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. A campanha de multivacinação será realizada até o dia 9 de setembro.

Para auxiliar a campanha e dar suporte aos municípios, a equipe de servidores da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), estará durante todo o dia na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, para orientações. “Hoje é um dia onde toda a gerência de humanização e polo de distribuição está de plantão para dar suporte aos 139 municípios, com orientações por telefone, tira dúvidas sobre esquemas vacinais e na liberação de vacinas, além de atender as demandas de reposição de imunizantes, que por algum motivo tenha acabado. O nosso trabalho é dar suporte para que os municípios possam executar com excelência o seu dia D de Vacinação”, ressaltou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra.

Em Palmas a campanha está ocorrendo em 10 unidades de norte a sul da Capital. Angélica Scapini, enfermeira, mãe da pequena Helena, levou sua filha para ser vacinada contra poliomielite. “Eu sempre me preocupei em cumprir com o esquema vacinal da minha filha, em toda campanha além de participar eu sou divulgadora da ação, hoje mesmo além de divulgar a campanha nas minhas redes sociais, ainda mandei para todas as minhas amigas”.

Campanha nos municípios

O Dia D Nacional de vacinação contra poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da Criança e do Adolescente acontece a nível nacional, em todos os estados e municípios. As prefeituras devem estar com pelo menos uma sala de vacina aberta para poder atender a população. No Tocantins para atrair o público alvo, os municípios além de divulgar a campanha, trouxeram temas infantis, personagens e atividades lúdicas para atrair as crianças e assim trabalhar a campanha de forma humanizada.