Todos os 853 locais de votação do Tocantins nas eleições 2022 contarão com coordenador local para promover a acessibilidade dos 10.655 mil eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência no cadastro eleitoral.
As pessoas responsáveis pela coordenação terão a incumbência de verificar se as condições de acessibilidade do local de votação para o dia da eleição estão adequadas, adotando as medidas cabíveis. Já no dia da eleição, irão orientar e atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no local de votação. A medida atende ao disposto na Resolução TSE nº 23.669/2021, Art. 8º.
A acessibilidade é um dos valores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Neste sentido, diversas ações são desenvolvidas para facilitar e ampliar o acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante o exercício do voto.
No pleito, a acessibilidade ao voto é garantida por meio de diversos recursos. Para as pessoas cegas ou com deficiência visual, além do sistema braille e da identificação da tecla número cinco nas urnas, são disponibilizados fones de ouvido em todos os locais de votação, para que o eleitor receba sinais sonoros com indicação do número escolhido e retorno do nome do candidato em voz sintetizada. Outro mecanismo inclusivo é que na tela das urnas eletrônicas um intérprete de Libras indica o cargo em que o eleitor está votando.
Conheça o programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Tocantins. (TRE/TO)