Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A participação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) no apoio e acompanhamento da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) tem sido de fundamental importância, uma vez que o órgão é responsável pelo planejamento da cidade em médio e longo prazo. Atualmente, o instituto trabalha no processo de revisão da legislação de parcelamento, uso e ocupação do solo, que é o principal instrumento de organização das atividades no território e, consequentemente, da demanda por mobilidade.

O engenheiro civil Frederico Coli Mendes ressalta que o Impup possui informações sobre os principais vetores de crescimento da cidade, como as atividades estão se concentrando ou espalhando pelo território, participa do processo de diretrizes e aprovação dos novos loteamentos e é responsável por elaborar projetos de grande impacto nas dinâmicas da cidade, conhecidos como polos geradores de viagem. “Todas estas atividades alteram a dinâmica de locomoção dos cidadãos pelo território, o que acaba por ser a raiz das potencialidades e desafios de construirmos uma mobilidade urbana sustentável em Palmas”.

Com estas informações, o órgão pode auxiliar nas previsões de localidades que demandarão reforço nas linhas de ônibus, faixas ou corredores exclusivos para o transporte público; quais bairros e quadras possuem características de uso comercial e de serviços e se estas características se intensificarão, resultando em um tratamento adequado das condições de acesso e segurança viária. Além de identificar quais vias serão mais relevantes no sentido de concentrarem atividades e demanda por transporte, entre outros.

PlanMob

O principal objetivo do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) é estabelecer as diretrizes de mobilidade urbana a serem implementadas nos próximos 20 anos na Capital, com propostas de curto, médio e longo prazo. O plano fornecerá instrumentos em áreas estratégicas, a exemplos do transporte não motorizados - pedestres e ciclistas - e o transporte público coletivo, dentre outras campos que compõem o planejamento e desenvolvimento urbano municipal.

Na semana passada, técnicos do Impup que participam da comissão de acompanhamento do PlanMob foram convidados e realizaram a exposição “Aspectos gerais da mobilidade urbana brasileira e a elaboração do PlanMob de Palmas”, durante a Mostra de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na oportunidade, foram colhidas sugestões de estudantes e professores da instituição e esclarecidas as principais dúvidas sobre o processo de elaboração do Plano.