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Economia

Foto: Divulgação

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Reconhecido como um dos mais importantes corredores para escoamento da produção do agronegócio brasileiro em direção aos portos do sistema norte, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), controlado pela Valor Logística Integrada (VLI), companhia que opera portos, ferrovias e terminais, registrou aumento no volume de cargas transportadas no primeiro semestre de 2022. 

A companhia movimentou 6,6 milhões de toneladas, crescimento de 7% na comparação com o mesmo ciclo em 2021. No período, as operações da VLI na FNS geraram lucro líquido de R$ 278 milhões, ante R$ 186,1 milhões registrados no primeiro semestre do último ano – um aumento de 49%. Os números excluem as movimentações da companhia na Estrada de Ferro Carajás, na qual a VLI opera por direito de passagem para acesso ao sistema portuário do Maranhão.

Soja, milho e celulose estão entre os principais produtos transportados. Os volumes são captados nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Mato Grosso e a carga é escoada para portos do sistema norte, a exemplo do Terminal Portuário de São Luís, no Maranhão. Combustíveis, farelo de soja e biodiesel são ativos que completam o mix de fluxos movimentados pela FNS que abastecem o mercado mundial.

Apenas no último ano, a VLI investiu mais de R$ 900 milhões na FNS, possibilitando a manutenção da malha ferroviária e do material rodante, a fim de garantir a eficiência para o transporte de carga dos clientes instalados na região.