Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes e seu secretariado, receberam na manhã desta terça-feira, 20, representantes do Instituto Smart City Business America (SCBA), que apresentaram o sistema Cidades Inteligentes. O projeto será estudado e avaliado pela gestão para possível implantação no município, visando o desenvolvimento da cidade em diversas áreas, com foco na qualidade de vida do cidadão. 

Para a prefeita Josi Nunes, sua gestão está sempre aberta à inovação. “Isso significa buscar soluções para os desafios que temos, visando uma melhor qualidade de vida para o cidadão. Para isso, temos que utilizar as ferramentas da atualidade, pesquisas, inovação, tecnologia, para fazer com que esses desafios sejam solucionados com melhorias e satisfação para a comunidade. Estamos buscando otimizar os serviços e diminuir custos, fazendo com que o processo seja percebido pela comunidade e seja satisfatório”, disse a gestora.

A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Lady Sakay, explicou que para Gurupi, seria um grande avanço a implantação do sistema. “Para que Gurupi não fique para trás, pois somos a terceira maior cidade do Estado e queremos para 2023 já começarmos o processo de implantação da primeira etapa e para isso, estamos buscando financiamento para que isso possa acontecer em termos de investimentos. Esse projeto melhora os serviços internos, bem como os serviços prestados à comunidade, agiliza e melhora a qualidade de atendimento ao cidadão”, afirmou.

O CEO do Instituto SCBA no Brasil, Jorge Barros, foi o responsável por explanar sobre o Cidades Inteligentes, e destacou o potencial de Gurupi. “É uma cidade que salta aos olhos, com essa visão empreendedora e inovadora que toda a equipe da prefeitura tem em relação ao desenvolvimento de novos projetos. Gurupi já deu vários passos nesse sentido, mas há vontade de crescer mais e tornar a cidade ainda mais desenvolvida. Lembrando que os projetos não são atrelados somente ao conceito de tecnologia, mas ao conceito de qualidade de vida do cidadão. O foco é na pessoa, no cidadão e na qualidade de vida que ele possa ter numa cidade com tantas vocações econômicas a serem desenvolvidas”, destacou.

Outro representante do SCBA que esteve presente, Regis Lima, explicou que a implantação do sistema passa pelo levantamento dos principais desafios da cidade, para ser feito um diagnóstico com a definição das prioridades do município. A partir disso, um plano de ação é realizado para implantar a tecnologia e ações necessárias nestas áreas prioritárias apontadas pela gestão.

O Instituto Smart City Business América (SCBA) é uma entidade que trabalha pelo desenvolvimento das cidades inteligentes no continente latino-americano e é constituída por empresas, organizações públicas e especialistas em Smart Cities. O instituto está presente em 11 países da América Latina, além de representação nos Estados Unidos e Espanha.