Com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre tempestade com rajadas de ventos para as regiões centro e sul do Tocantins neste final de semana, a Energisa adverte população aos cuidados com energia elétrica para se evitar acidentes. Descargas atmosféricas e rajadas de vento podem provocar queda e lançamentos de objetos na rede, provocando situações que podem colocar em risco a segurança dos moradores e causar falta de luz, por exemplo. Nesses casos, a Energisa deve ser imediatamente acionada.
Durante as tempestades com raios, a recomendação é que os eletrodomésticos sejam retirados da tomada, pois a descarga atmosférica pode causar interferências na rede de energia. Além disso, os raios podem comprometer as instalações das residências, podendo vir a causar prejuízos, como danos em equipamentos elétricos ou mesmo iniciar incêndios e danificar equipamentos. Durante este período, é importante desmontar tendas, barracas, lonas ou outros objetos que possam ser arrastados com o vento.
Outra recomendação importante é sobre os cuidados que devem ser adotados em caso de alagamentos. “Se houver alagamentos, os moradores devem desligar o disjuntor e todos os equipamentos eletrônicos. Caso o disjuntor já esteja numa área alagada, os consumidores devem evitar mexer e acionar a concessionária que adotará as medidas de segurança. É importante desligar o disjuntor e retirar objetos da tomada caso observe umidade ou infiltração nas paredes”, orienta o gerente de operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha.
A Energisa trabalha com um plano de atendimento em situações de contingências, que contemplam desde ações que antecedem o período chuvoso como a realização de inspeções, intensificação das manutenções preventivas, assim como o reforço de equipes para garantir o restabelecimento com menor tempo em regiões mais afetadas. Durante todo o fim de semana, equipes atuaram em ritmo de contingência, para atuar em situações críticas e isoladas.
“Para enfrentar emergências neste período de chuvas, a Energisa tem investido cada vez mais em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além contar com equipes capacitadas para garantir o restabelecimento com segurança e eficiência. Temos um moderno Centro de Operação Integrado que monitora durante 24 horas por dia as condições do sistema elétrico”, explica Cunha.
Confira abaixo algumas dicas de segurança que devem ser tomadas durante este período:
- Retire os aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Não utilize aparelhos conectados à tomada durante temporais;
- Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
- Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
- Quando ouvir os trovões, procure abrigo imediatamente em imóveis e feche os vidros e janelas;
- Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
- Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde em um local seguro até que a tempestade passe. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
- Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Caso observe algum cabo rompido ou galho de árvore ou outro objeto na rede elétrica, fique longe e acione a Energisa imediatamente.