Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a segunda edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais. A ação tem como objetivo ser um evento democrático e de ampla participação dos estudantes, que incentiva a prática artística, contribuindo para a difusão cultural, bem como para a redução do abandono escolar. As inscrições do Canta Tocantins 2022 começam no dia 3 de outubro.

O projeto oportuniza a descoberta de novos talentos da música regional, promovendo assim o resgate de projetos artísticos estudantis, o fortalecimento socioemocional da juventude e mobilização dos talentos do público jovem tocantinense. 

Inscrições

Poderão participar do projeto, exclusivamente, os estudantes que estejam matriculados na rede estadual de ensino do Tocantins. As inscrições acontecerão de forma fracionada, divididas por Diretorias Regionais de Educação (DREs). A participação dos alunos será de responsabilidade da unidade escolar onde o estudante está matriculado.

O formulário de inscrição preenchido deverá ser enviado para o e-mail oficial do evento: cantatocantins@seduc.to.gov.br. Cada instituição poderá ter apenas uma inscrição, podendo ser individual ou em dupla. Se necessário, as escolas poderão  realizar seleção interna para definir quem representará a unidade escolar.

Para a efetivação da inscrição, a escola também deverá enviar para o e-mail oficial do evento os seguintes documentos: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; uma foto digital; além de um vídeo da música escolhida (com a duração de até um minuto) cantado à capela (sem auxílio de instrumentos musicais e/ou de recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal) em formato MP4. O vídeo deverá conter nitidez e ser gravado na vertical, em ambiente bem iluminado.

As músicas inscritas poderão ser de gêneros variados, mas obrigatoriamente nacionais. Não podendo fazer apologia ao sexo, ser discriminatória ou ofensiva. É vedada também a participação de bandas ou grupos musicais.

Fase regional

A fase regional será de forma on-line, por meio do Instagram Oficial do projeto, @canta_tocantins. O processo será por votação pública virtual no instagram, em formato de duelos/batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. A escola que obtiver o maior número de votos será classificada para a disputa seguinte. Em caso de empate haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretada o/a melhor da Regional.

Nas batalhas com três unidades escolares, serão classificadas as duas mais votadas (salvo quando a batalha for entre as três últimas finalistas).

Etapa Estadual

Os classificados para a Etapa Estadual terão que enviar a música escolhida para apresentação até o dia 23 de novembro de 2022.

A Final Estadual será realizada presencialmente, em Palmas, prevista para acontecer no dia 9 de dezembro de 2022, tendo como caráter avaliatório a votação dos jurados. A hospedagem, alimentação e translado dos selecionados para a Etapa Estadual e seu acompanhante serão custeados pela Seduc

Os jurados convidados para a Etapa Estadual avaliarão ritmo, qualidade vocal, afinação e presença de palco. O corpo de jurados será composto por pessoas de notório saber na área da música, convidadas pela comissão organizadora e sem relação com os participantes. (Secom/TO)