Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nas Eleições de 2022, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, que já vem sendo feito há 20 anos, contará com mais um mecanismo de transparência: a utilização da biometria do eleitor para liberação do equipamento. No Tocantins, urnas de duas seções eleitorais instaladas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, vão fazer parte do projeto-piloto. 

Ao todo, 20 urnas passarão pelo Teste de Integridade no Estado: 18 urnas de qualquer seção eleitoral do Tocantins serão sorteadas para o Teste convencional e duas outras farão parte do projeto-piloto. 

O sorteio acontece na véspera da eleição (1/10), a partir das 9 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A cerimônia é pública e qualquer pessoa pode acompanhar presencialmente ou pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube. 

A estrutura para o Teste de Integridade será montada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e o trabalho coordenado pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-TO terá o acompanhamento de uma equipe auditora externa. 

“Com isso a Justiça Eleitoral quer demonstrar ao eleitor a transparência do processo de votação e comprovar que o voto depositado na urna é mesmo voto que vai para o seu candidato”, frisou o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-TO, destacou o juiz Marcelo Faccioni.

Como vai funcionar

No Teste de Integridade, a equipe auditora canta votos - previamente preenchidos em cédulas de papel por instituições fiscalizadoras e a população de forma geral - para serem digitados na urna; ao final da votação o resultado da contagem manual dos votos é comparada com o Boletim de Urna impresso - de modo que os números devem ser os mesmos para comprovar a integridade do sistema.

No projeto-piloto, a única diferença é que a urna só poderá ser liberada para receber os votos cantados após a identificação de um eleitor real por meio da biometria. Poderão participar do Teste as pessoas que votam nas duas seções sorteadas para o projeto-piloto na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e a adesão é voluntária. 

O eleitor que aceitar o convite será encaminhado, após a votação oficial, ao local da auditoria. Esta pessoa posicionará o dedo no leitor biométrico para identificação perante o mesário desta seção de testes e, em seguida, deixará o ambiente para que a equipe auditora siga com os procedimentos convencionais. 

Treinamento

Nesta segunda-feira (26/09), começa o treinamento das pessoas que vão compor a equipe de trabalho da auditoria. A capacitação terá início com os servidores da Justiça Eleitoral, a partir das 14 horas, no auditório do TRE-TO. Nos dias 27 e 28/09, o treinamento será com os voluntários dos órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, de 09h30 às 11h30; e de 14h às 16h.