Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína irá realizar o encerramento da Campanha Setembro Amarelo nesta sexta-feira, 30, a partir das 18 horas, na Via Lago. Com o tema “Agir Salva Vidas”, o evento terá apresentações musicais de artistas da cidade, aula de zumba aberta para a comunidade e tendas com a presença de profissionais tirando dúvidas sobre o serviço prestado pela RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

A expectativa é que em média 500 pessoas participem do evento, neste mês que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. “É fundamental que haja diálogo de forma empática e respeitosa, na tentativa de compreender o indivíduo, pois a campanha traz como proposta dar voz a problemática, que devido aos preconceitos e desconhecimento muitas vezes não recebem a atenção merecida”, explicou a superintendente da Secretaria da Saúde, Denia Rodrigues.

Diversas secretarias e órgãos do Município estiveram engajadas na campanha, desde o dia 26 de agosto, promovendo capacitações para os profissionais da saúde, rodas de conversas com adolescentes, blitzen educativas e palestras em mais de 10 unidades de ensino nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A programação contou ainda com a participação da terceira idade por meio do Projeto “Movimento e Saúde Mental na Terceira Idade”, em que participaram mais de 100 idosos das palestras, oficinas de arteterapia, músicas e lanche.

Durante o mês nas UBS (unidades básicas de saúde), também foram realizadas rodas de conversas com os profissionais e a população. Além da iluminação de espaços e prédios públicos como: Cristo, Fórum, Câmara Municipal e Secretaria Municipal da Saúde que receberam a cor amarela.