Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses devem ir às urnas em todo o Tocantins no próximo domingo, 2. São 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 8h às 17h. No pleito de 2022, a eleição é para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente; no Tocantins 480 candidatos concorrem às vagas.

Ao todo,1.094.003 eleitores estão aptos a participar das Eleições no Tocantins, sendo que 1.016.368 poderão utilizar a biometria para identificação na seção eleitoral. Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como o e-Título (com foto), RG, carteira de motorista ou passaporte. Consulte aqui os locais de votação.

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, toda a equipe de magistrados, servidores, colaboradores e voluntários da Justiça Eleitoral está preparada para receber o eleitor tocantinense, da melhor forma possível. “Queremos que as eleições transcorram em um clima de paz e harmonia, com tranquilidade, segurança e respeito ao eleitor, que é o grande personagem desse momento histórico que o Brasil vai viver: o dia da escolha do futuro do nosso povo, estado e país”, disse, ressaltando a missão da Justiça Eleitoral em garantir o direito ao voto de todo cidadão. “O voto do eleitor é de grande importância, por isso queremos que ele compareça, que ele confie na urna eletrônica e que ele registre seu voto de forma consciente e livre no candidato que ele escolher”, complementou Maia Neto.

Preparação

Nesse sábado, 1º, as seções eleitorais serão montadas pelas equipes dos cartórios das 33 zonas eleitorais do estado. Na véspera das eleições, também é instalado o Gabinete de Segurança Institucional nas dependências do TRE-TO para monitoramento das ações de segurança pública em todo o estado até o final da votação; e tem início a lei seca nos municípios onde os juízes eleitorais determinaram a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos a partir da 18h de sábado até 18 horas de domingo.

Ainda no dia 01/10 é feito o sorteio das urnas que passarão pela auditoria do sistema de votação eletrônica. Procedimento é realizado em cerimônia pública no auditório do TRE-TO, a partir das 09 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube. Neste mesmo dia é organizada a estrutura onde será realizado o Teste de Integridade, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso. Auditoria ocorre no dia das eleições, no mesmo horário da votação oficial.

Perfil Eleitorado

1.094.003 - Total de Eleitores

556.547 - Mulheres (51%) / 537.456 - homens (49%)

24.998 - Eleitores jovens (idades 16 e 17 anos)

80.895 - Eleitores com 70 anos ou mais (voto facultativo)

5.793 - Eleitores que votam em aldeias indígenas

10.803 - Eleitores com deficiência registrada

154 - Pessoas que vão utilizar o nome social