Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína entregará à população nessa terça-feira, 11, a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) das oito que estão em obra, sendo quatro reconstruções e quatro construções novas. A UBS Manoel dos Reis, no Jardim das Flores, contou com troca total da cobertura, ampliação de cadeiras odontológicas, adequações para acessibilidade e várias melhorias. O evento será realizado às 17 horas, com a presença do prefeito Wagner Rodrigues e outras autoridades.

As obras trouxeram melhorias em todo prédio que vão beneficiar quase oito mil moradores da região, com mais conforto e segurança. O local recebeu reestruturação de toda cobertura, com troca de telhas, calhas, rufos e forros de gessos, e a impermeabilização com resina acrílica foi aplicada ao piso. As paredes também ganharam impermeabilização e pintura nova para que não haja mofos. Já as esquadrilhas antigas de ferro foram trocadas por janelas de vidro.

O paciente com dificuldade na mobilidade terá mais conforto com a criação de banheiros próprios para pessoas com necessidades especiais e rampas de acessibilidade. O acesso ficou melhor também entre os dois módulos do prédio, que é dividido entre a ala médica e odontológica. Entre esses locais de atendimento foi construída uma passarela cobertura e corrimão.

Foi realizado também a troca dos cabeamentos de internet e implantação de novos equipamentos, como computadores e impressoras, para melhor atendimento. Além disso, a UBS teve cercamento com gradil nylofor para proteção ao patrimônio público.

Saúde é prioridade

A Prefeitura de Araguaína segue ampliando os investimentos na Saúde, que neste ano tem orçamento maior que R$ 203 milhões. Com parte desse recurso, a Prefeitura vai reformar todas as UBS seguindo um cronograma. Além da UBS no Jardim das Flores, as UBS Bairro de Fátima, Albeny Soares (Setor Couto) e Avany Galdino da Silva (Bairro São João) estão em obras e serão entregues neste ano.

Já as novas construções estão sendo realizadas no Distrito Novo Horizonte e nos setores Vila Azul, Raizal e Araguaína Sul, para ampliar o atendimento já oferecido nas regiões e facilitar o acesso dos quase 20 mil moradores dessas regiões.

Investimentos em Saúde

Desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando a ampliação da rede de atendimento e melhoria dos serviços oferecidos na cidade. Foram entregues oito novas UBS, como dos setores Ponte, Maracanã e Costa Esmeralda, e outras seis passaram por reformas e ampliações, como nos setores Palmeiras do Norte e Araguaína Sul. Ao todo, a cidade conta com 20 UBS.