Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação Copi

Foto: Divulgação Copi

O Terminal Integrador de Palmeirante do Tocantins está quase concluído e a gestão do prefeito Raimundinho Brandão aguarda com ansiedade a finalização dos procedimentos operacionais para que seja dada largada aos trabalhos. O novo terminal será importante elo no transporte de grãos e fertilizantes, como adubos e insumos. "Aguardamos ansiosos porque sabemos da importância da movimentação para o município, da geração de empregos, do quanto poderemos crescer mais, desenvolver mais, sermos referência", afirma o gestor. 

De acordo com informações enviadas ao Conexão Tocantins pela Companhia Portuária Operadora do Itaqui (Copi) - responsável pela construção e operação do terminal -, o avanço físico é de 99%, e o momento é de testagem, com os primeiros testes com carga ainda na primeira quinzena de outubro, além dos arremates finais. É acrescentado que toda a estrutura ferroviária, civil e mecânica já está construída e instalada e que as equipes de trabalho das empreiteiras já estão bem reduzidas.

A expectativa, segundo a Copi, é que em novembro a unidade esteja plenamente operacional. O polo de fertilizantes é de relevância estratégica na movimentação de cargas no chamado Arco Norte do país, considerado a nova fronteira agrícola nacional.

Suprir Carências

Segundo a Copi, o Terminal em Palmeirante vai proporcionar a conexão da logística para embarque de grãos com a logística de recebimento de fertilizantes, criando uma cadeia que “encurtará” a distância entre o porto e o produtor/consumidor. "A eficiência de uma “logística perfeita” garantirá ao agronegócio do Tocantins e Mato Grosso uma redução de custo na cadeia, uma melhor previsibilidade de recursos logísticos e oferta de insumos, e criará um polo industrial de fertilizantes em uma região estratégica para o abastecimento do agro no arco-norte", informa a Companhia. 

Importância para Palmeirante 

O principal impacto para Palmeirante, segundo a Copi, será a geração de emprego e renda pela criação do polo industrial na região. "Com uma infraestrutura logística adequada, os principais operadores do mercado de fertilizantes já mobilizam-se para aquisição de terras e construção de fabricas para produção e mistura de fertilizantes que entram no país pelo Porto do Itaqui (São Luis/MA)". 

Além deste, de acordo com a Companhia, a geração de impostos municipais pela prestação de serviços na Copi em Palmeirante/TO deve impactar positivamente os recursos do município, "que somado ao interesse da Copi em projetos sociais e boa interlocução com os o poder executivo local, seguramente agregarão ao município", acrescenta a Copi. 

Empregos: No pico da obra, foi preciso mais de 300 trabalhadores no canteiro. Hoje, há ainda aproximadamente 50 postos e recrutamento de equipe que trabalhará no Terminal. "O planejamento é de aproximadamente 300 novos postos de trabalho direto e indireto, com investimento massivo em treinamento e capacitação para que estes trabalhadores atendam também as oportunidades que surgirão com as novas empresas que estão instalando-se na região", segundo a Companhia. 

Iniciativa 

A iniciativa de construção do Terminal de Palmeirante é fruto de parceria entre a companhia Valor Logística Integrada (VLI) que integra ferrovias, portos e terminais e a Copi. A implantação da estrutura começou no segundo semestre de 2021. 

(Foto: Divulgação Copi)