Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com a intenção de aprimorar as técnicas de monitoramento, evitando gastos e adquirindo conhecimento de outros órgãos, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estão realizando uma capacitação de monitoramento da biodiversidade e resolução de conflitos com fauna silvestre. A capacitação começou na última terça, 25, e se estende até a quinta-feira, 27.

O coordenador de pesquisa do ICMBio, Ronaldo Gonçalves Nonato, é um dos palestrantes. Ele destaca a importância desse tipo de parceria para a troca de conhecimento, de experiências, além de facilitar os caminhos para a implementação de processos, como por exemplo, o monitoramento. “O ICMBio já implantou essas técnicas em suas unidades de conservação e enfrentou muitas dificuldades, então, a gente espera que o Naturatins tenha um ganho de tempo e uma redução de custos, pois já está ciente das nossas experiências passadas”, completou.

Além de envolver vários setores do Naturatins, como a equipe da Gerência de Pesquisa e Informação da Biodiversidade, que já trabalha com monitoramento, a capacitação também tem como público-alvo as equipes das unidades de conservação, incluindo equipes de brigadistas. Profissionais de empreendimentos de fauna, como criadores conservacionistas, licenciados ou estão em fase de licenciamento, que são parceiros do Naturatins na soltura de fauna silvestre.

Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, coordenadora do Centro de Interpretação Ambiental, explica que essa capacitação vai ajudar nas funções do Naturatins. “Essa capacitação faz parte das metas que foram estabelecidas no acordo de cooperação entre o Naturatins e o Cenap, então trazer essas práticas de monitoramento da biodiversidade tem o intuito é aprimorar o conhecimento sobre biodiversidade”, explicou Beatriz, reforçando a responsabilidade nas unidades de conservação ou fora delas é uma atribuição Naturatins. “Essa capacitação com o ICMBio, que já tem longa experiência, soma-se aos esforços que nós já fazemos aqui no estado”, encerrou.