Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

O Dia D da Campanha Estadual de Vacinação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), acontece no sábado, 19, onde serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - no total são mais de 20 imunizantes. A campanha de multivacinação é voltada para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas de todo o Tocantins.

“A iniciativa visa melhorar a cobertura vacinal em todo o Estado. A ação foi pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e pedimos a colaboração de todos os municípios durante o Dia D, com a abertura de, pelo menos, uma sala de vacina para atendimento da população. Será uma grande mobilização”, explica a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, destaca a preocupação com a baixa cobertura vacinal. "Temos visto o retorno de doenças já erradicadas no Brasil, por causa da baixa cobertura vacinal, a exemplo da poliomielite que há mais de 30 anos não era registrado nenhum caso e recentemente tivemos um caso no estado vizinho (Pará) em uma criança de 3 anos”, alerta. 

A preocupação do gestor é reforçada por Diandra. “A poliomielite é uma das vacinas com baixa cobertura, mas infelizmente o quadro se repete nas demais vacinas do calendário, para se ter uma ideia somente a BCG possui cobertura vacinal acima de 90%”, afirma.