Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Wanderlei Barbosa e Laurez Moreira foram empossados governador e vice-governador do Tocantins na manhã deste domingo, 1° de janeiro, em solenidade na Assembleia Legislativa (AL/TO). 

Dentre os presentes, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Gedeon Pitaluga, o senador Eduardo Gomes, a senadora eleita Professora Dorinha, os deputados federais Eli Borges e Vicentinho Júnior, dentre outras autoridades. 

Wanderlei foi reeleito governador do Tocantins pelo Republicanos, com 481.496 votos (58,14%). 

 Foto: Antônio Gonçalves

Perfil do Governador 

Wanderlei é natural de Porto Nacional, onde se elegeu vereador em 1989, dando início à sua carreira política. Barbosa foi também vereador de Palmas, sendo, inclusive, presidência da Câmara por quatro anos, e já foi deputado estadual. Filho de Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, Wanderlei é casado com Blandina Vieira Leite Castro e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Barbosa comanda o Estado desde outubro de 2021. 

Ele era vice-governador do Tocantins e assumiu o governo em outubro de 2021 após titular, Mauro Carlesse, ser afastado do cargo por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Perfil do Vice-Governador 

Laurez é tocantinense, nascido em Dueré, filho de dona Laurinda e de Juarez Moreira. O pai de Laurez foi um dos fundadores de Dueré, onde foi agropecuarista, vereador e prefeito. O agora vice-governador iniciou sua militância na Universidade, onde foi presidente de diretório de estudantes. Vereador em Dueré, exerceu a presidência da Câmara Municipal. Posteriormente foi eleito por três vezes deputado estadual, duas vezes deputado federal, e eleito duas vezes prefeito de Gurupi. Em sua gestão na Prefeitura, conquistou diversos prêmios a nível nacional, tendo sua gestão aprovada por 95% da população.