A ativista indígena tocantinense, Narubia Silva Werreriá, está nomeada secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE n° 6251) dessa terça-feira, 17. A nova pasta dos povos indígenas foi criada neste mês pelo governador Wanderlei Barbosa, visando alinhamento com a nova estrutura do Governo Federal e ampliar o campo de debate e diálogo com a sociedade.
Para Narubia, o momento é histórico. "É a primeira vez na história que nossos povos terão uma Secretaria nesse Estado. O governador faz uma reparação história para ir além: valorizar e fortalecer a potencialidade cultural, ambiental e socioeconômico que trazemos esse Estado. A Secretaria terá diretrizes de políticas públicas que respeitem as nossas especificidades e que valorizem a diversidade da nossa população ", comemora a indígena tocantinense.
Presidente do Instituto Indígena do Tocantins (Idtins), Narubia Werreriá luta pelas causas indígenas desde a adolescência quando acompanhava seu pai, o líder indígena João Werreria, nas reuniões do Povo Iny, sua etnia originária, também conhecida como Karajá. A indígena é engajada em discussões em âmbito nacional e até mesmo internacional.
Narubia pertence ao povo Iny (Karajá), que estão localizados na ilha do bananal. Além de ativista indígena, é cantora, compositora, pesquisadora e palestrante.