Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Arthur Silva

Foto: Arthur Silva

O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), recebeu na tarde dessa quarta-feira, 18, uma visita da comitiva da República Dominicana, composta pelo deputado federal Orlando Jorge, do engenheiro Jean Paul Valdez e do empresário Milvio Linares, para reunião estratégica sobre possível oportunidade de investir no Estado do Tocantins.

Também participaram da reunião, o secretário da Cultura e Turismo (Sectur), Hercy Ayres Filho, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, o presidente da Agência de Mineração do Estado (Ameto), Mauro Mota e do diretor de Geologia e Mineração da Ameto, Otton Nunes.

A delegação da República Dominicana enxergou no Tocantins um forte potencial na mineração e no turismo, e entenderam como uma possível oportunidade para investir no Estado, como explica o deputado federal Orlando Jorge.

“Nós encontramos grande potencial em vocês, não só na área turística e de mineração, mas também em outras áreas, e estamos muito contentes em compartilhar com vocês as estratégias que desenhamos para o nosso país na área turística, e acho que é uma área que podemos encontrar vários pontos em comum para colaborar com vocês”, pontuou.

Na ocasião, o secretário Hercy Filho, apresentou para a delegação, as potencialidades turísticas do Tocantins.

“Temos um Estado de grande potencialidade no ecoturismo e toda uma natureza que faz com que vocês olhem com a visão de investir aqui, e nós precisamos de pessoas com conhecimentos e visão profissional, para atrair os turistas. Nós temos muito a oferecer, temos sete regiões turísticas e muitas dessas regiões ainda estão em processo de desenvolvimento, ainda temos uma região toda para ser explorada, um universo grande para que parceiros e empresários como vocês, possam realmente enxergar esse potencial de mercado aqui no Tocantins”, disse.  

O presidente Mauro Mota, explicou que a atividade mineira no Estado é relativamente e o Governo tem investido em pesquisas para direcionar a tomada de decisão dos investidores, oferecendo segurança e minimizando riscos.

“É muito importante essa visita de vocês nesse momento que o Tocantins tem crescido na questão jurídica legal, de uma forma organizada e sustentável. Nosso Estado é novo, e aqui como na área do turismo, da indústria e comércio, a área da mineração também está começando. O Estado está de braços abertos para receber os empresários interessados em investir aqui e compartilhar o máximo de informações possível, com clareza e transparência, realmente o Tocantins tem muito a crescer e quando oferecemos segurança também atrai de uma forma muito positiva”, destacou.          

O secretário Carlos Humberto Lima, destacou a importância de disponibilizar informações estratégicas aos investidores, buscando impulsionar a atração de investimentos, trazendo melhorias para a população.

“A nossa missão é atrair investimentos e hoje temos o prazer em recebê-los para apresentar um pouco das potencialidades que nós temos aqui no Tocantins. Estamos trabalhando para sermos o mais atrativos possível dentro destas nossas vocações. A principal delas é o agronegócio, mas a gente sabe que se nós fizermos investimentos adequados na área de turismo, como já o estamos fazendo, vamos desenvolver o setor, assim como na mineração, onde não temos dúvidas que nós daremos os passos certos para estruturar de forma definitiva a atividade em nosso Estado”, finalizou o gestor.