Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Confirmando as expectativas, os deputados estaduais tocantinenses elegeram nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a composição das mesas diretoras para os dois biênios da 10ª Legilatura: 2023/2024 e 2025/2026. Concorrendo em chapas únicas, os deputados Amélio Cayres e Leo Barbosa, ambos do partido Republicanos, foram eleitos presidentes da Assembleia Legislativa do Tocantins para o primeiro e segundo biênio respectivamente. Cayres vai chefiar a Casa no biênio 2023/2024; já Barbosa, será o presidente do Legislativo em 2025 e 2026. 

As eleições ocorreram cerca de uma hora após a posse dos 24 deputados estaduais eleitos em 2022. No início da tarde, Leo Barbosa abriu outra sessão para dar início aos trabalhos de registro de chapa e eleição da mesa diretora do 1º biênio.

Logo após confirmada a vitória de Amélio Cayres por unanimidade, uma outra sessão foi aberta minutos depois, já sob o comando do novo presidente, para a escolha da direção do biênio seguinte, para o qual Leo Barbosa foi eleito – também por unanimidade.

A composição deixa o grupo político do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) em uma situação confortável, com maioria no Legislativo pelos quatro anos de mandato.

“São Poderes harmônicos e respeitosos. É uma parceria construída entre os 24 deputados com a benção do govenador que também foi deputado nesta casa e tem o espírito legislativo”, disse o presidente do primeiro biênio, Amélio Cayres. “A gente sabe que no Tocantins sempre foi assim. Sempre se trabalhou de forma harmoniosa com essa Casa, a exemplo de que quase todos os executivos passaram por essa Casa. Há essa harmonia sempre e não vai ser diferente”, completou.

Confira a composição da Mesa Diretora para cada biênio.

1º biênio (2023/2024)

Presidente – Amélio Cayres (Republicanos)

Primeiro vice-presidente – Ivory de Lira (PCdoB)

Segundo vice-presidente – Gutierres Torquato (PDT)

Primeiro secretário – Vilmar de Oliveira (SD)

Segunda secretária – Janad Valcari (PL)

Terceiro secretário – Marcus Marcelo (PL)

Quarto secretário – Eduardo Fortes (PSD)

2º biênio (2025/2026)

Presidente – Leo Barbosa (Republicanos)

Primeiro vice-presidente – Cleiton Cardoso (Republicanos)

Segunda vice-presidente – Vanda Monteiro (União Brasil)

Primeiro secretário – Fabion Gomes (PL)

Segundo secretária – Eduardo Mantoan (PSDB)

Terceiro secretário – Jair Farias (União Brasil)

Quarto secretário – Eduardo Fortes (PSD)