Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dentro da política de descentralização dos serviços, de forma que a população seja atendida perto de seu local de origem, com conforto e acompanhamento de seus familiares, o Governo do Tocantins implantou na última semana, laboratórios de análises clínicas, nos hospitais regionais de Gurupi, Dianópolis, Augustinópolis e Arapoema. Os contratos efetuados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio de licitação, atenderão ainda em fevereiro, as unidades de Arraias, Alvorada e Araguaçu.

A ampliação da oferta de serviço deverá atender os 17 hospitais da rede estadual e está estimada em R$ 27,2 milhões, e que proporcionará uma economia de mais de 12% aos cofres públicos, conforme levantamento realizado pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), da SES-TO.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, os laboratórios garantirão agilidade, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. "Que terão um diagnóstico mais rápido e consequentemente a cura, sem dizer da distância encurtada entre ele e o local de atendimento”, afirmou o gestor.

A titular da SUHP, Elaine Negre, comentou que esse serviço vai contribuir para o trabalho do Sistema Único de Saúde. "Proporcionando aos pacientes uma forma mais precisa na hora do atendimento. O benefício é a garantia da assistência continuada à população dos 139 municípios tocantinenses”.

Para a paciente internada no Hospital Regional de Augustinópolis, Rafaela El Kadre, “esse tipo de atendimento é um ponto importante para o tratamento, pois sabemos logo o que temos, e fica mais fácil para termos melhora e alta”, afirmou, acrescentando que “o atendimento do atendente do laboratório foi muito bom e bastante humano”.

“A instalação deste laboratório em nossa unidade é um ganho muito importante para a assistência dos nossos pacientes. Graças à nova forma de contração feita pelo secretário Afonso, as empresas assumem os hospitais grandes e pequenos. É uma grande conquista!”, afirmou o diretor geral do Hospital Regional de Alvorada, Sidoman Neves.