Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Cimento foi um dos vilões responsáveis pelo aumento do custo médio da construção

Cimento foi um dos vilões responsáveis pelo aumento do custo médio da construção Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cimento foi um dos vilões responsáveis pelo aumento do custo médio da construção Cimento foi um dos vilões responsáveis pelo aumento do custo médio da construção

O aumento do custo do aço e cimento foram os grandes responsáveis pelo aumento do custo médio dos imóveis novos. Quem pretende adquirir imóvel usado também deve se atentar para esse fato, pois o valor do imóvel novo é tido como base para fixação de valor dos imóveis usados.

De acordo com o índice FipeZap+, o valor médio dos imóveis aumentou 6,12% em 2022, alcançando a maior alta nominal desde 2014, quando foi registrado um crescimento de 6,70% devido à elevada demanda por imóveis que ocorreu na época.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Wilson Rascovit, quem pretende adquirir um imóvel novo ou usado, mesmo que a operação venha agregar um patrimônio de maior valor, é importante entender que o aumento do custo da compra vai impactar na capacidade de pagamento. “Vale ressaltar que, não havendo recursos próprios para investir, o comprador deverá recorrer a financiamento habitacional”, acrescenta.

Caso a alternativa escolhida seja recorrer a um financiamento, ele explica que, quando se tem uma valorização dos imóveis, os impactos são grandes. “Para conseguir adquirir o bem, o mutuário terá de ter mais recursos em caixa para dar de entrada ou uma folga na renda para comportar uma prestação mais alta por conta do valor a ser financiado”, justifica.

Para quem não puder acompanhar a alta do preço dos imóveis novos e usados, a alternativa para conseguir adquirir a casa própria é fazer um consórcio. “Cujas taxas são mais atraentes que o financiamento habitacional, ou recorrer a leilões que não guardam muita relação com valorização do mercado”, aponta Wilson Rascovit.