Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em sessão ordinária, após a abertura do Ano Legislativo na Assembleia Legislativa do Tocantins, ocorrida nesta terça-feira, 7, a deputada estadual professora Janad Valcari (PL), apresentou dois encaminhamentos ao Governo do Estado, que foram aprovados pelos demais parlamentares.

O primeiro requerimento encaminhado requer que a Secretaria Estadual de Educação viabilize o retorno da Feira do Livro, na Praça dos Girassóis em Palmas. Valcari sustenta que a Feira do Livro foi uma feira bastante conhecida e visitada em seu período de existência, onde fomentou o turismo, o desenvolvimento da cultura e da educação entre os cidadãos, bem como o incentivo à leitura, principalmente entre os jovens.

Já a segunda proposição de Janad aprovada pelo plenário, foi destinada à Secretaria de Educação e Secretaria dos Esportes e Juventude. Neste caso, a solicitação foi para a implantação de um novo Projeto Pioneiros Mirins, que terá o foco em estudos e acompanhamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de cursos técnicos nas áreas de inovação, tecnologia e robótica para crianças e adolescentes do Estado. Segundo a parlamentar, o programa passaria a desenvolver ações de amparo e proteção dirigidas às crianças e adolescentes carentes e às suas famílias com abrangência em todo estado do Tocantins.

Janad Valcari se disse satisfeita após a apresentação e aprovação de seus requerimentos, informando que aguardará que as secretarias responsáveis possam fazer todos os esforços para garantir a devida execução dos projetos apresentados.