Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Angelo Giordano/Pixabay

Foto: Angelo Giordano/Pixabay

O brasileiro Felipe Drugovich está substituindo o canadense Lance Stroll na pré-temporada da Fórmula 1. O piloto da Aston Martin sofreu um acidente de bicicleta e ficou impossibilitado de subir no AMR23. Muitos fãs do automobilismo aguardavam ansiosamente que “Drugo” tivesse uma chance para mostrar seu talento. Alguns, inclusive, estão utilizando o Código do cupom KTO para fazer suas previsões sobre a principal modalidade de esportes a motor.

Drugovich chegou à Aston Martin para ser o piloto de testes após uma excelente temporada na Fórmula 2, no ano passado. Na ocasião, o brasileiro venceu o campeonato com três corridas de antecipação. Na sequência ficaram Théo Pourchaire, Liam Lawson e Logan Sargeant – este último também garantiu vaga na F1 em 2023 e é, atualmente, piloto titular da Williams.

O peso sobre os ombros de Drugovich é grande, afinal, os brasileiros estão ansiosos por um novo campeão. Dos anos 70 até o início dos anos 2000, o país viu uma verdadeira sucessão de grandes pilotos. Durante o período, representaram o Brasil os campeões Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, bem como os vice-campeões Rubens Barrichello e Felipe Massa.

Logo em seu primeiro teste na pré-temporada, Drugovich enfrentou problemas eletrônicos no carro, que o fizeram ficar parado nos boxes. No entanto, após a questão ser resolvida, ele conseguiu voltar para a pista e dar suas primeiras aceleradas em 2023. Para alguns analistas, o brasileiro poderá substituir Stroll na primeira corrida do ano, o GP do Bahrein, marcado para o dia 5 de março.

Com apenas 22 anos, Felipe Drugovich já mostrou ter muito talento e, também, sangue frio para aguentar pressão. Isso aconteceu, por exemplo, em 2021, quando o piloto, ainda na F2, enfrentou uma série de problemas na sua equipe, a UNI-Virtuosi, e acabou fazendo um campeonato abaixo do esperado.

Naquela edição da F2, aliás, o campeão foi o australiano Oscar Piastri, que fará em 2023 sua temporada de estreia como titular da McLaren, na Fórmula 1. Com uma nova geração chegando, Drugovich tem tudo para decolar na principal categoria dos esportes a motor. Logo no início da temporada 2023, ele terá suas primeiras chances para mostrar seu valor. A tendência é que, mesmo após a recuperação de Stroll, novas oportunidades apareçam e, em algum momento, o brasileiro garanta um lugar entre os pilotos titulares.

A F1 vem fazendo, ao longo dos últimos anos, um primoroso trabalho de marketing, que tem angariado diversos novos fãs para a modalidade. No Brasil, o esporte sempre foi popular – e a volta de um piloto da casa nos grids de largada certamente vai impulsionar ainda mais a Fórmula 1 por aqui.