Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) recepcionou o presidente Mauro Mota em seu retorno à frente da agência, em encontro realizada na manhã desta sexta-feira, 3, na sede da pasta. Na ocasião, foi feito um balanço dos resultados da mineração no ano de 2022 e uma apresentação dos projetos e metas de 2023 para fomentar o setor.

Mota destacou o aumento de mais R$ 3 milhões do recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) no Estado, com relação a 2021 e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para implantação de cursos voltados à área de mineração. A previsão é que o lançamento oficial do primeiro edital de seleção para os cursos acontecerá na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

Para o presidente, a Ameto tem projetos que evidenciam o grande potencial minerador do Estado e que ajudam no desenvolvimento socioeconômico da população. “Nós voltamos com uma responsabilidade ainda maior, compreendendo que o Tocantins precisa avançar e que a mineração tem sido umas das locomotivas de crescimento do Estado”, disse.

Dentre as diversas ações para 2023, Mauro Mota destacou o mapeamento sistemático de 5 folhas cartográficas (15.000 km²) na porção sudeste do estado, o início da construção do Centro de Mineração do Estado do Tocantins, além das atividades de fomento ao setor que são de responsabilidade da pasta. Ainda no primeiro semestre, a Agência inaugurará sua nova sede, que terá uma exposição permanente de mineração, e participará de duas grandes feiras, Agrosudeste e a Agrotins, que contará com o Pavilhão da Mineração com a presença das mineradoras instaladas no Tocantins.

“Acredito que o Estado tem potencial para se tornar uma referência nacional e internacional no setor, uma vez que estamos desenvolvendo a mineração neste momento, podemos criar um modelo sem vícios, sustentável e focada nas questões ambientais que são preeminentes na atualidade”, afirmou Mota.