Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato) homenageia as mulheres, em especial as mulheres farmacêuticas, nesta quarta-feira, 8, pelo Dia Internacional da Mulher. “Desejamos um feliz dia a todas as mulheres, em especial às farmacêuticas e que sejam valorizadas em todas as áreas de suas vidas, principalmente em seus locais de trabalho”, deseja o presidente do Sindifato, Renato Soares.

Em 1975, a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres, que relembra as conquistas efetivadas pelas mulheres no século XXI.

A luta é em busca de igualdade de direitos e oportunidades, para quem sabe um dia acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, com baixos salários, violência doméstica ou profissional, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Nos últimos 40 anos, o número de mulheres farmacêuticas aumentou a ponto de se tornarem maioria na profissão. Atualmente, a Farmácia está entre os setores do mercado de trabalho brasileiro em que elas representam aproximadamente 70% dos 230 mil profissionais ativos.

De acordo com a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), essas profissionais se destacam como funcionárias, pesquisadoras, professoras e doutoras, e desde 2014 os números só tendem a aumentar. Uma pesquisa elaborada entre 2018 e 2019 apontou o aumento de 6,7% da participação delas dentro do setor farmacêutico.

Apesar da quantidade de mulheres na área farmacêutica no Brasil, quando consideramos o cenário mundial, uma pesquisa elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que mais de 70% dos cientistas são homens.

Existem desigualdades salariais, assim como em vários outros segmentos. A faculdade cursada (particular ou pública) e o ambiente onde o profissional trabalha (hospital ou indústria) interferem diretamente na faixa salarial, porém quando consideramos o gênero ainda existem diferenças consideráveis em suas remunerações:

·         22% dos profissionais farmacêuticos são homens com remuneração superior a cinco mil reais.

·         Apenas 10,6% do total das formadas em farmácia recebem um salário superior a cinco mil reais.

Quanto aos cargos de alta liderança, quando se analisa a fundo o setor industrial, a grande maioria das empresas do ramo ainda apresenta desigualdade no quadro de líderes.

Por esse motivo, várias empresas farmacêuticas estipularam metas com o objetivo de equilibrar a presença feminina nos cargos de liderança, no decorrer dos próximos anos, para mudar esse cenário.

Sendo assim, as mulheres no mercado farmacêutico devem lutar e receber apoio para garantir seu merecido lugar na área e cobrar ações de políticas sociais para tornar o cenário mais igualitário entre os gêneros, abrindo desta forma o caminho, ao mesmo tempo em que incentivam as meninas de hoje a seguirem seus passos amanhã.

Muito foi conquistado, muito ainda há para ser modificado nesta história.