Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins (Coema-TO) aprovou a alteração da Resolução Coema nº 40/2013 referente ao Questionário de Avaliação Qualitativa do critério relativo à composição do Índice de Participação dos Municípios – IPM, na 20ª Reunião Extraordinária do colegiado nessa segunda-feira, 13 e disposta na Resolução Coema/TO nº 116, publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins nº 6288/2023.

A alteração tem foco no item B do Anexo Único do Questionário de Avaliação Qualitativa, referente ao Critério Controle e Combate a Queimadas, onde trata que os municípios passam a pontuar com o atendimento da quantidade de brigadistas contratados, no último ano, exigida de acordo com a sua extensão territorial em Km², que pode variar de 07 a 13 componentes.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos (Semarh), Marcelo Lelis, que presidente o Conselho afirmou “a alteração vai favorecer a pontuação de 82 municípios no ICMS-Ecológico. Com a regra antiga, a quantidade contratada pelo município não era suficiente para pontuar e com a alteração, eles passam a ter condições de cumprir este requisito”.

A secretária Executiva do Coema, Marli Santos, reiterou que, “o documento publicado no Diário Oficial traz a alteração e terá efeito retroativo às ações realizadas em 2022. As equipes já estão em contato com os municípios para orientá-los quanto aos documentos necessários”. 

Homenagem

Na ocasião, os conselheiros se manifestaram e renderam homenagens em memória ao procurador de Justiça do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, que morreu na última quinta-feira, 9, destacando seu protagonismo na trajetória profissional em prol do meio ambiente do Estado.

Posse

Ainda nessa plenária, também foi formalizado o rito de posse do novo conselheiro titular e superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Tocantins (Ibama-TO), Wallace Rafael Rocha Lopes.

ICMS-Ecológico

O prazo para os 139 municípios do Tocantins responderem o questionário no Sistema Informatizado de Gestão do ICMS-Ecológico para o Estado do Tocantins (Siseco) e garantirem a participação nos repasses em 2024, se encerra nesta quarta-feira, 15. Para acessar o questionário, os servidores cadastrados dos municípios devem acessar o site icmsecologico.to.gov.br e em caso de dúvida ou necessidade de suporte, entrar em contato pelo telefone