Em vídeos enviados ao Instituto Indígena do Tocantins (Indtins), indígenas mostram córregos intransponíveis nas aldeias Lagoinha e São Vidal, localizadas respectivamente nos municípios de Itacajá e Goiatins, no norte do estado. As pontes de madeira, construídas anteriormente pelas comunidades, foram levadas pela cheia dos cursos d’água, e agora sem acesso às estradas, adultos e crianças se arriscam na travessia dos córregos.
Embora a aldeia Sal Vidal tenha outra possibilidade de entrada que não passe pelo córrego, o desvio é de cerca de 24 quilômetros a mais. Já a comunidade Lagoinha não possui nenhum outro acesso, e para ir até a cidade, onde há postos de saúde, escolas e seus empregos, indígenas tem de se arriscar.
Segundo lideranças originárias, a construção das pontes é uma reivindicação antiga enviada às prefeituras dos municípios que nunca foram atendidas. O Indtins oficiou o executivo dos municípios de Itacajá e Goiatins, e a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEINF) demandando a construção emergencial das pontes.
Indtins Denuncia
Com 21 anos de história, o Indtins é uma Organização sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos Povos Originários do estado do Tocantins. Entre as ações executadas pelo Instituto está o encaminhamento de denúncias de violações de direitos à Justiça, ao Governo e à imprensa. Para denunciar à Organização basta preencher um formulário online, não é preciso se identificar.