Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A criptomoeda transformou investidores iniciantes em bilionários. Muitas vezes, pensamos que o preço do Bitcoin não poderia subir mais alto e, no entanto, ele sobe.

Novas moedas e criptomoedas continuam inundando o mercado e tentando atrair o investidor médio. Naturalmente, é atraente, mas também é incrivelmente difícil de entender.

Existem muitas maneiras de investir seu dinheiro e escolher a próxima coisa quente (criptomoeda) nem sempre dá certo. Enquanto alguns certamente atingiram o sucesso, não há garantia de que você ganhará dinheiro investindo em criptomoeda.

Mas a criptomoeda é segura? Continue lendo para entender os riscos da criptomoeda.

O que são criptomoedas?

Criptomoeda é um tipo de moedas digitais ou virtuais. O termo “criptomoeda” pode se referir a qualquer uma das milhares de moedas digitais. Algumas das criptomoedas mais comuns (e mais valiosas) são Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Solana (SOL).

A criptografia é essencialmente um sistema de pagamento ponto a ponto, embora algumas empresas também aceitem certas criptomoedas como pagamentos. Essa “moeda” não depende de bancos para processar transações ou governos centrais para criar as moedas que estão sendo usadas.

A criptomoeda pode ser usada como moeda e meio de troca. Mas para muitos, é visto principalmente como um investimento.

A falta de intervenção do governo, bem como o fato de ser totalmente digital, são fatores atrativos para investidores em cripto. Eles significam que a moeda pode ser mais estável do que as moedas nacionais no futuro e mais confiável à medida que a sociedade se torna cada vez mais sem dinheiro. Esses fatores também tornam muito mais fácil para as criptomoedas cruzarem fronteiras e serem anônimas.

A criptomoeda é um investimento seguro?

Com todo tipo de investimento, existe algum nível de risco. Com a criptomoeda, porém, existem muitos riscos diferentes e únicos dos quais você deve estar ciente. Alguns dos riscos da criptomoeda incluem sua volatilidade, a falta de regulamentação em torno dela e golpes desenfreados.

Antes de entrarmos mais nisso e se você está apenas começando a investir, evite investir em criptomoedas. Este é um investimento complexo para qualquer um, muito menos para alguém novo no investimento, tanto para investimentos como staking ou mesmo em pares btcusd da forex.

Esses são os principais riscos da criptomoeda

A criptomoeda é volátil:

● Bitcoin, Solana, Dogecoin… você escolhe, não há criptomoeda que não seja volátil. É verdade que, no que diz respeito ao mercado de ações, a volatilidade muitas vezes pode funcionar a nosso favor. Mas isso só é verdade quando sabemos o valor daquilo em que estamos investindo.

Ninguém sabe o valor do Bitcoin:

● Se você entrar em bitcoin gráfico usd, saberá que os preços das criptomoedas são puramente baseados em especulação e hype. Embora muitas oscilações de preços nas ações sejam causadas por especulação e exagero, ainda é possível determinar o verdadeiro valor intrínseco das ações de uma empresa e saber quando seu preço está bem acima ou muito abaixo de seu valor.

Quando o preço está bem abaixo de seu valor, sabemos que é hora de comprar, e quando está muito acima de seu valor, sabemos que é hora de vender.

Bitcoin e outras criptomoedas não são apenas inestimáveis, eles também são imprevisíveis, tanto que os preços sobem para máximos incríveis apenas para cair para mínimos dramáticos logo depois, e repetem esse padrão dia após dia.

Não é controlada por ninguém:

● A criptomoeda não é regulamentada, embora a criptomoeda exista há quase uma década, ela é relativamente nova no mundo dos sistemas de pagamento e, portanto, não é regulamentada ou segurada.

Algumas pessoas pensam que este é o maior ativo da criptomoeda. No entanto, isso pode mudar em um instante. Se algum governo tentar reprimir a criptomoeda como “moeda” por meio de regulamentação, ela poderá quebrar e queimar.

Já vimos a China, assim como outros 8 países, banir todas as negociações de criptomoedas no país. O que pode significar para o seu investimento se esse padrão se espalhar?

Assim, essa falta de regulamentação é um dos maiores riscos da criptomoeda.

Golpes são reais:

● Outra ameaça aos investimentos em criptomoedas são os golpes. Um dos perigos de comprar bitcoin é que ele é “mantido” digitalmente e, geralmente, são armazenadas em wallet seguras com autenticação de dois fatores ativa, portanto, pode ser roubado por hackers talentosos.

Donos de bitcoin e outras moedas já foram alvo de roubos no valor de bilhões de dólares. Se você já possui criptomoedas, tome cuidado com essas bandeiras vermelhas de que um hacker está tentando acessar sua carteira digital.

Conclusão

Mesmo que os fundadores não estejam intencionalmente tentando enganar os compradores, não há garantia de que uma empresa de criptomoeda na qual você investe terá sucesso. Tal como aconteceu com a criptomoeda "Terra/Luna" que acabou se desvalorizado ao ponto de cair a 100%, trazendo prejuízos enormes para aqueles que confiaram.

Se você não for extremamente cuidadoso com o que investe e como armazena suas moedas, corre o risco de perder tudo. Os motivos acima provavelmente são suficientes para responder à sua pergunta: as criptomoedas são seguras para investimentos?