Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foi autorizada, nesta quarta-feira (22), a instalação de infraestrutura para o 5G em mais 18 cidades na região Norte do país. A decisão - que começa a valer a partir de segunda-feira (27) - possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. Em todo o país, foram 195 novos municípios liberados.

A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G. O Ministério das Comunicações (MCom) integra o grupo.

"Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Temos avançado na discussão para que as operadoras possam oferecer este serviço o mais rápido possível e com qualidade. Dessa forma, conseguiremos promover cada vez mais uma inclusão digital digna a todos os cidadãos", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

No total, 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

O Tocantins foi o estado com a maior quantidade de cidades autorizadas a receber a nova infraestrutura. São elas: Araguaína, Lajeado, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Porto Nacional, Santa Tereza do Tocantins e Silvanópolis. O Pará conta com seis autorizações, sendo Breves, Capanema, Marabá, Parauapebas, Santarém e São Félix do Xingu os municípios beneficiados. Já em Rondônia, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena foram contempladas, enquanto o Amazonas recebeu somente uma liberação para Parintins.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico -- lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Implantação

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.