Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A partir desse sábado, 25, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaraí e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abrem inscrições para candidaturas no processo eleitoral do Conselho Tutelar do município, exercício 2024/2028. Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 25 de abril.

O processo seletivo deve eleger 5 conselheiros titulares e 5 suplentes. A resolução foi publicada no Diário Oficial de Guaraí, edição dessa quarta-feira, 22. O salário para conselheiro tutelar de Guaraí é de R$ 3.300,00.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas online, também disponível no site da Prefeitura de Guaraí, com início nesse sábado, 25, até 25 de abril de 2023.

O processo será dividido em duas etapas preliminares, com prova objetiva e avaliação psicológica.

Eleição

A eleição (votação) acontece no dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h, conforme previsto no art. 139, da Lei nº 8.069/90 e Resolução nº 231/2022, do Conanda.

Requisitos

Dentre os requisitos, vale destacar:

· Idade igual ou superior a 21 anos;

· Residir em Guaraí há mais de dois anos;

· Estar em gozo de seus direitos políticos;

· Apresentar certificado de conclusão de curso equivalente ao ensino médio;

· Comprovação de experiência profissional ou voluntária nos últimos cinco anos de, no mínimo, dois anos em trabalho direto na área da criança, do adolescente e família, em instituição, serviço ou programa das áreas de cultura, saúde, esportes e assistência social reconhecidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, bem como profissionais da área de educação de crianças e adolescentes.