Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Acidentes

Foto: Divulgação/CBM-TO

Foto: Divulgação/CBM-TO

Mergulhadores da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), resgataram na manhã deste domingo, 26, o corpo de Salmon Lina Pereira, 30 anos, que se afogou na Praia do Funil, em Miracema do Tocantins, quando nadava no final da tarde de sábado, 25. Uma mulher que também estava no local, se afogando, foi salva por terceiros que presenciaram a ocorrência.

A ações  dos bombeiros militares nas buscas começaram ainda no sábado,  assim que chegaram ao local, após serem acionados por volta das 16h15. Mas não houve sucesso nas buscas.

O corpo de Salmon foi localizado e retirado da água no início da manhã deste domingo, quando as buscas foram retomadas pelos mergulhadores.

Conforme relatos de algumas testemunhas, o afogamento ocorreu ao lado da rampa de acesso das embarcações, onde há um banco de areia. As informações dão conta de que Salmon Lina estava no local, com a água na altura da cintura e a cerca de três metros da rampa, sendo separado por um desnível de cerca de cinco metros de profundidade.

“O afogamento teria ocorrido quando o rapaz tentou atravessar a nado o espaço entre o banco de areia e a rampa, quando a correnteza o puxou para a margem oposta, ele tentou voltar ao banco de areia, se cansou e afundou”, explicou o sargento Robson Rocha Ferreira, que estava nas buscas de sábado.

Outros três bombeiros militares retomaram as buscas na manhã deste domingo, localizando e retirando o corpo de Salmon, que estava a cerca de 10 metros do ponto onde ele desapareceu.

A mulher que estava com Salmon foi identificada como Caroline Rodrigues, que não sofreu lesões durante a ocorrência.

Com as chuvas do período, o nível da água naquela região tem aumentado, deixando a parte onde os banhistas frequentam na temporada de praia, totalmente submersa. Para se ter uma noção, o local onde a vítima se afogou está com cerca de três metros de profundidade e aproximadamente 30 metros da margem, sendo que, este local costuma ser a área de embarque e desembarque na época da estiagem, já a parte onde os banhistas frequentam na alta temporada está a mais de 100 metros daquele ponto.

Estatísticas

A morte de Salmon Lina eleva para 12 o número de afogados este ano, no Tocantins. Em janeiro, foram seis e em fevereiro, três afogamentos fatais. Em março, já são outros três casos. 

Em 2022, o estado todo fechou o ano com 68 mortes. Em setembro, mês com maior número, ficou com oito ocorrências do tipo. 

Nos meses de abril, maio, junho, agosto e outubro, foram sete mortes em cada mês.