O Colégio Militar do Estado do Tocantins – Otacílio Marques Rosal (CMTO XVII), de Cristalândia, promoveu em grande estilo o Dia D da Leitura nessa terça-feira, 4, com uma movimentada programação, que incluiu a reinauguração da Biblioteca Cecília Meireles.
E para abrilhantar ainda mais a programação o colégio contou com uma animada Roda de Conversa com o consagrado escritor e jornalista Zacarias Martins, imortal da Academia Tocantinense de Letras (ATL), onde ele, de forma lúdica e descontraída explanou aos presentes sobre a importância de ler e adquirir conhecimento e não apenas absorver informações.
Além da presença ilustre de Zacarias Martins, a unidade escolar foi ainda agraciada com a participação da equipe de servidores e estudantes da Apae de Cristalândia, bem como, da secretária municipal de Educação de Cristalândia, Liamar Bido Gellen.
Sobre a importância da leitura
A diretora da Unidade Escolar, a sargento PM Marlynéia Dorta, afirmou que a realização de um evento onde se destaca a literatura e a importância do conhecimento dentro do colégio é de suma importância, uma vez que é onde se desperta e se estimula a capacidade de buscar aprender sempre mais.
“A leitura é responsável por contribuir com a formação universal do indivíduo, levando-o à conscientização ética e crítica do cotidiano, modificando as formas de pensar e agir nas interpretações sobre o mundo e nas relações entre si e os outros” declarou, enfatizando que a presença do escritor e jornalista Zacarias Martins “torna este momento ainda mais enriquecedor, trazendo para o CMTO o acesso à literatura tocantinense por meio de tão ilustre representante”, concluiu.
Proporcionando conhecimento
Para o estudante da 2ª série, Carlos França “com a excepcional palestra do grandíssimo escritor e jornalista tocantinense Zacarias Martins, compreendemos que é de suma importância a leitura em nossas vidas. Eu, como ouvinte da palestra percebi que o hábito de ler se torna um ato fundamental para todas as idades, promovendo a reflexão e favorecendo um raciocínio e um vocabulário claro, aprimorando a capacidade interpretativa, além de proporcionar conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos, ampliando o senso crítico e a habilidade na escrita”, afirmou.
Biblioteca com acervo digitalizado
Em virtude da dedicação e empenho da equipe do Colégio Militar de Cristalândia, coordenada pela professora Maria da Conceição Nunes Brito, foi devolvida uma biblioteca com um acervo de mais de 6.000 exemplares 100% digitalizada, um trabalho diuturno de mais de 30 dias que possibilitará uma melhor utilização desse espaço fundamental para a formação de cidadão capazes de mudar para melhor o mundo em que vivemos.
No primeiro momento da movimentada programação, os estudantes e convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a patronesse do espaço, a escritora Cecília Meireles, por meio de apresentações preparadas por nosso corpo docente e discente.
Em seguida, os estudantes foram conduzidos por turma para fazerem a visitação à biblioteca, onde foram repassadas as orientações para a utilização e manutenção do espaço.