Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) presta acolhimento às mulheres que sofrem algum tipo de violência aos direitos políticos, violação à igualdade de gênero e à participação feminina no segmento. Com objetivo de incrementar mutuamente a eficiência jurisdicional de suas atividades, fomentando o diálogo a respeito da participação feminina na política e seus direitos, é parceria da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), na realização de audiências públicas do Programa Permanente “+ Mulher + Democracia”.

O primeiro município a receber o programa este ano foi Arraias: e o próximo encontro já com data marcada: será em Paranã (TO), na próxima quarta-feira, 12, às 14h, no auditório do fórum da cidade. O foco é a discussão e incentivo da inserção da mulher na política. Uma roda de conversa terá o tema “a participação efetiva da mulher no cenário político tocantinense”.

"A Ouvidora da Mulher é mais um canal de escuta da Justiça Eleitoral do Tocantins colocado à disposição das mulheres vítimas de violência no cenário político, buscando a igualdade de gênero e de oportunidades. Esse canal busca também conscientizar a sociedade acerca desses temas e assim prevenir os casos de violência no cenário político tocantinense", disse a juíza Ana Paula Brandão Brasil, ouvidora regional eleitoral.

Experiências

Duas mulheres serão as responsáveis por trazer o diálogo e inspirar a participação ativa da mulher na política. Através de suas experiências, terão a oportunidade de despertar o público presente. A pedagoga e vereadora (Gestão 2021 a 2024), única mulher eleita pelo Partido Trabalhista Brasileiro nas eleições de 2020, Natércia Bezerra Benevides, e a assistente social e ex-prefeita de Paranã (Gestão 2009-2012), Edymée de Cássia Pereira da Costa Tocantins.

O debate será mediado por juízas do TRE-TO: Ana Paula Brandão Brasil (ouvidora regional eleitoral) e Edssandra Barbosa da Silva (coordenadora do Programa + Mulher + Democracia).

O encontro acontecerá no auditório do Fórum de Paranã e será transmitido pelo canal do TRE-TO no YouTube.

Parceria

A ação conjunta fortalece o programa, otimizando recursos e resultados, entendendo que o diálogo poderá ser uma ferramenta efetiva, já que só a legislação e o tempo não estão sendo suficientes para elevar ou aumentar a presença feminina política. Se tornando necessário, no contexto atual fazer uma reflexão sobre as mulheres e o mundo da política.

Assim, pretende-se promover o diálogo, trazendo o debate de uma temática de acordo com a política tocantinenses, incentivando as comunidades femininas a entenderem quais sãos as principais barreiras encontradas por este público, despertar a compreensão de que faz necessário e que, mediante essa troca de informações, seja possível levantar quais são as maiores dificuldades encontradas, e desta despertar e combater os vários tipos de violência feminina na política.

Desta forma esta parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o canal Ouvidoria da Mulher, passa a ter maior visibilidade alcançando assim um maior número de mulheres, possibilitando a todas que existe um canal de acolhimento, caso necessite.