Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com dados da Receita Federal, cerca de 20% das declarações de Imposto de Renda possuem erros. Esses erros podem resultar em multas e dores de cabeça para os contribuintes, por isso é fundamental estar atento às exigências e práticas corretas para realizar a declaração sem problemas.

Muitos contribuintes caem nos mesmos erros ano após ano, por isso é importante estar atento e se informar sobre as regras e exigências do processo. Entre os erros mais comuns estão a omissão de rendimentos, a falta de informações sobre dependentes, a inclusão de informações incorretas sobre despesas médicas e educação, e a falta de comprovação de rendimentos.

“Muitas pessoas se esquecem de declarar rendas recebidas por aluguel, por exemplo, ou de trabalhos autônomos. Às vezes os contribuintes não sabem como declarar um dependente, ou não sabem que é possível deduzir algumas despesas com ele. Além disso, não sabem que é preciso ter comprovantes das despesas para declará-las. E outras vezes, declararam valores maiores do que os gastos reais, o que pode gerar problemas com a Receita Federal", afirma o contador da Pactus Contabilidade, Thyago Andrade.

Por isso, uma das principais dicas é manter a documentação organizada e atualizada, incluindo comprovantes de rendimentos, despesas e investimentos. Além disso, é importante se informar sobre as mudanças nas regras da declaração de Imposto de Renda e estar atento aos prazos. Neste ano o prazo para a declaração vai até o dia 31 de maio.

A declaração de Imposto de Renda é um processo que exige atenção e cuidado, mas que pode ser realizado sem grandes complicações se seguir as dicas e recomendações corretamente. Com essas práticas, é possível evitar problemas com a Receita Federal e garantir uma declaração de Imposto de Renda sem erros em 2023. (Precisa AI)