Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

O presidente da Câmara de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), apresentou nesta semana o Projeto de Lei n° 13/2023 que institui na Capital o Dia Municipal do Livro Infantil. Pela proposta, a data será comemorada anualmente no dia 18 de abril, como uma forma de homenagear o nascimento do escritor Monteiro Lobato.

O vereador Folha explicou que, embora a celebração já ocorra em âmbito nacional, a criação da data em Palmas tem como objetivo incentivar a realização de ações que estimulem o hábito de leitura e a disseminação do conhecimento entre as crianças das escolas públicas e privadas da cidade. "Isso nos permitirá cultivar a paixão pela leitura desde cedo e estabelecer nas crianças a semente da cidadania, do respeito e dos valores éticos e morais", destacou o presidente da Casa de Leis.

De acordo com o vereador Folha, há uma grande carência no hábito de leitura entre o público infantil, o que pode ser atribuído em parte ao avanço da tecnologia. Crianças têm preferido assistir vídeos na internet ou jogar videogame, o que tem prejudicado o interesse pelos livros. Por essa razão, o Dia Municipal do Livro Infantil busca incentivar a paixão pela leitura entre alunos de escolas públicas e privadas.

O Projeto de Lei n° 13/2023 foi apresentado ao Plenário na última terça-feira, 18, e encaminhado às comissões para análise.

Benefícios da leitura

É consenso entre os especialistas que ler livros tem efeitos benéficos no processo de raciocínio, na expansão do vocabulário e na aprimoração da capacidade interpretativa, permitindo ao leitor adquirir conhecimentos amplos e diversificados em diversos assuntos. Além disso, a leitura pode desenvolver a criatividade, a imaginação e a habilidade na comunicação e na escrita, bem como aumentar o senso crítico do leitor.