Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A economia do Tocantins recebeu um impulso no primeiro trimestre de 2023, com o aumento no número de empresas abertas no estado. De acordo com os dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), em 2022 foram abertos 6.997 empreendimentos, enquanto em 2023 esse número subiu para 7.505.

Segundo o presidente da Jucetins, Issam Saado, os dados indicam um aquecimento da economia, geração de empregos e aumento da arrecadação. "Quanto mais empresas abertas, mais dinâmica fica a economia do estado. É um sinal de que os empreendedores acreditam no nosso potencial e estão dispostos a investir aqui", afirmou.

Saado reforçou a importância do trabalho realizado pelo Governo do Tocantins. “Este resultado reflete o esforço e a dedicação do Governo em promover um ambiente mais favorável aos empresários”, ressaltou.

Tecnologia

A tecnologia tem sido um elemento chave para simplificar e agilizar o registro empresarial na Jucetins, que investe em ferramentas tecnológicas avançadas para tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Hoje, o Simplifica Tocantins, sistema onde acontecem todos os procedimentos para registro e legalização de empresas, é notadamente referência nacional.

O órgão foi o primeiro no estado a se integrar com o portal do governo federal Gov.BR para a assinatura digital de documentos. O serviço é gratuito e facilita a vida do usuário, que antes dependia do reconhecimento de cartórios ou de certificado digital, duas opções que traziam custos.

Além de fazer tudo pela internet, o usuário pode também pagar taxas via pix. Com isso, o pagamento é instantâneo e o contribuinte não precisa esperar pela compensação bancária, fazendo que o andamento do processo seja mais rápido.

A Jucetins leva menos de 13 horas para analisar um processo. Porém, caso o usuário opte pelo contrato padrão, o deferimento é automático. Ou seja, o CNPJ é emitido em questão de minutos.

A contadora Julyana Brito, de Araguaína (TO), afirma que o Simplifica Tocantins é eficiente. “De maneira automatizada e com o deferimento instantâneo ficou muito rápido e economiza tempo do profissional. Isso é muito importante para atender todas as demandas que sempre tem em tempo hábil”, destacou

Mais empresas abertas

Conforme os números divulgados pela Jucetins, do total de empresas abertas no primeiro trimestre de 2023, 5.567 foram registradas como Microempreendedor Individual (MEI), 1.411 como microempresas, 288 como Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 239 como demais tipos jurídicos.

Os três setores que mais se destacaram foram: comércio, com 11.887 novas empresas; construção, que alcançou 3.087 aberturas; e indústrias de transformação, que teve 2.440 empreendimentos novos nesses primeiros três meses do ano.

Para o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos, demonstram que o Tocantins está no caminho certo para promover um ambiente mais favorável aos negócios no estado. “A Jucetins tem sido uma importante parceira nesse processo, trabalhando para simplificar os processos e oferecer um serviço de qualidade aos empreendedores”, pontuou Rubens.