Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O evento é uma parceria Secretaria Estadual da Saúde com a Associação Brasileira de Psiquiatria

O evento é uma parceria Secretaria Estadual da Saúde com a Associação Brasileira de Psiquiatria Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias O evento é uma parceria Secretaria Estadual da Saúde com a Associação Brasileira de Psiquiatria O evento é uma parceria Secretaria Estadual da Saúde com a Associação Brasileira de Psiquiatria

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), juntamente com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e parceiros, realizará a XXVI Jornada Centro-Oeste em Psiquiatria. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de maio de 2023, no auditório do Palácio do Araguaia, em Palmas, com início previsto para o dia 04, às 9h30 e contará com profissionais dos estados do Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os interessados podem se inscrever no site www.psiquiatriatocantins.com.

O diretor regional da ABP, presidente do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e médico do Hospital Geral de Palmas (HGP), Leonardo Baldaçara, afirmou que será evento histórico. “Nessa jornada os participantes terão a oportunidade de se atualizar, assistir trabalhos científicos, tirar dúvidas e interagir com palestrantes de grande renome e de fora do Estado. A saúde mental é de grande preocupação pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde”, afirmou.

Segundo a OMS, um em cada oito pessoas tem algum transtorno ou doença mental. Após a pandemia de Covid-19 estima-se o aumento deste número e que a proporção esteja entre 26 a 28%. “Apesar de diversas ferramentas presentes para lidar com tais doenças, ainda há barreiras como estigma por parte da população, pouca priorização perante outros programas de saúde, falta de informação técnica consistente chegando aos pacientes e profissionais da saúde para tratamentos mais eficazes”, acrescentou Baldaçara.

A superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso destacou a participação da SES-TO. “A Secretaria tem desenvolvido estratégias importantes para melhorar os serviços prestados à população. Neste contexto, a iniciativa da Jornada é uma oportunidade ímpar para atualização da equipe multiprofissional,  além de um momento de troca de experiências com colegas e especialistas renomados, atualização das  novidades e avanços no campo da saúde mental”, destacou.

Programação

O evento contará com a presença do presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, que ministrará uma conferência sobre ‘Estigma’, no dia 5 às 11h. Também estarão presentes o vice-presidente da ABP, Claudio Martins, diretor da ABP, Sergio Tamai, representante da Associação Psiquiátrica do Estado de Goiás, Tiago Oliveira e do diretor da ABP, Leonardo Barbosa para apresentarem uma mesa redonda sobre políticas públicas em saúde mental.

Na sequência haverão conferências: ‘Psiquiatria e Filmes’ com Miriam Gorender, diretora da ABP; ‘Autismo’, com Kleber Oliveira, diretor da ABP e ‘Neuromodulação’,  com Leonardo Baldaçara, diretor regional da ABP e Presidente do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins.

O evento contará ainda com apresentação de trabalhos no formato de temas livres nos dias 4 e 5 e termina com o Curso de Suporte de Emergências Psiquiátricas, no dia 5 à tarde, com os psiquiatras Verônica da Silveira Leite, Wordney Camarço e Leonardo Baldaçara.

Rede de Atenção Psicossocial no TO

A SES-TO elaborou, recentemente, um Plano de Ação da RAPs, das macrorregiões centro sul e norte do Tocantins, que tem como principais focos: implantação, no prazo de dois anos, de mais 23 novos serviços, sendo 10 na macrorregião centro-sul e 13 na macrorregião norte e a qualificação de trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial, com a formação de novas equipes multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (Maest).

Atualmente, o Tocantins conta com 21 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas, Formoso do Araguaia, Gurupi, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Pequizeiro e Araguaína.

O Estado do Tocantins possui 32 leitos psiquiátricos, sendo 10 no Hospital Regional de Araguaína; e 22 no Hospital Geral de Palmas (HGP); e está em fase final de contratação, via licitação, da Clínica de Reabilitação Luz LTDA - 60 leitos de tratamento para pacientes com transtornos mentais.