Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Da direita para esquerda: Thiago Omena, Fabiana  (RP/ascom cinecolor); Rodrigo Siqueira (Programador Cinecolor), Kaká Nogueira, Marcela Fazzio (acessibilidade audiovisual) e Felipe Balesteros (distribuidor cinecolor).

Da direita para esquerda: Thiago Omena, Fabiana (RP/ascom cinecolor); Rodrigo Siqueira (Programador Cinecolor), Kaká Nogueira, Marcela Fazzio (acessibilidade audiovisual) e Felipe Balesteros (distribuidor cinecolor). Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Da direita para esquerda: Thiago Omena, Fabiana  (RP/ascom cinecolor); Rodrigo Siqueira (Programador Cinecolor), Kaká Nogueira, Marcela Fazzio (acessibilidade audiovisual) e Felipe Balesteros (distribuidor cinecolor). Da direita para esquerda: Thiago Omena, Fabiana (RP/ascom cinecolor); Rodrigo Siqueira (Programador Cinecolor), Kaká Nogueira, Marcela Fazzio (acessibilidade audiovisual) e Felipe Balesteros (distribuidor cinecolor).

Os produtores de audiovisual Kaká Nogueira e Thiago Omena, da Cenaberta Filmes, participaram da Expocine 2024, neste mês de outubro. A programação incluiu painéis, oficinas, apresentações de line-ups de distribuidoras e uma feira de negócios, consolidando a Expocine como uma das plataformas mais importantes para o setor na América Latina. 

O produtor Kaká Nogueira, que também participou do evento em 2023, afirmou que o evento foi ainda mais satisfatório em 2024. “Neste ano, agregamos o significativo crescimento do cinema brasileiro. Foi também bastante animador contar com a presença do Ministério da Cultura (MinC) na 11ª edição da Expocine, em São Paulo, representada pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, que participou no painel 'O Brasil está pronto para um incentivo federal à produção audiovisual?'. Estive presente no evento que se consolidou como a maior convenção da indústria cinematográfica na América Latina, isso é motivo de muito orgulho e de certeza que devemos continuar caminhando,produzindo nosso cinema aqui no Tocantins, e expandi-lo para o mundo, tudo isso graças aos incentivos dos governos que investem e acreditam na cultura brasileira, no cinema nacional”, considerou Kaká Nogueira. 

Thiago Omena complementou que participar da Expocine 2024 foi fundamental para entender o mercado de distribuição cinematográfica. “Aprendi que o Governo do Tocantins pode atrair milhões em investimentos de produções audiovisuais. Isso é possível mediante diálogo com o mercado e implantação da Film Commission (órgão que promove e apoia produções cinematográficas na região). Além disso, é essencial oferecer incentivos como Cash Rebate (reembolso em dinheiro para os produtores) e Tax Credit (crédito fiscal para reduzir impostos). Com essas medidas, o Tocantins pode se beneficiar da indústria do audiovisual, assim como outros estados e países que já adotaram essas estratégias”, ressaltou Thiago Omena. 

Programação

Além do debate sobre incentivos federais, outros temas relevantes para o setor audiovisual foram amplamente discutidos, como a digitalização do parque exibidor, a formação de novos públicos, a sustentabilidade das produções e a importância de políticas públicas. Parceiros institucionais, como a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a Spcine (empresa de cinema e audiovisual de São Paulo), também marcaram presença, promovendo painéis dedicados às suas áreas de atuação. Comum crescimento contínuo de patrocinadores e expositores, a Expocine 2024 superou as expectativas e se posicionou como uma referência no mercado latino-americano. No encerramento do evento, foram entregues troféus para os homenageados das áreas de produção, distribuição e exibição. 

Projeto

A Produtora Cenaberta, por meio do projeto “Manutenção Cenaberta FIlmes”,patrocinado com recursos da Lei Complementar nº 195- Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, possibilitou a participação de Kaká Nogueira e Thiago Omena na Expocine 2024, na cidade de São Paulo.

Os artistas realizarão, em data a ser divulgada, oficinas de contrapartida Social, como forma de devolver à sociedade tocantinense o recurso investido nos seus processos formativos. As oficinas contemplarão público jovem de estudantes da rede pública de ensino, bem como artistas e produtores do audiovisual. Interessados poderão se manter informados pelo Instagram: @cenaberta.com.br. 

  Kaká Nogueira e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga