Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A fim de dialogar publicamente e acolher as opiniões e contribuições da população a respeito do projeto para o novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, o Governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Secretaria da Saúde, e Tocantins Parcerias, realizará Audiência Pública que tratará sobre o tema na próxima quarta-feira, 24, às 14h30, no auditório do Palácio Araguaia. O Governo espera a participação de toda a sociedade.

A Audiência Pública é uma oportunidade para que todas as pessoas conheçam a fundo o projeto destinado à construção da nova unidade hospitalar pelo Governo do Estado, que se propõe a oferecer atenção integral à saúde da mulher nos eixos parto e nascimento, ginecologia, obstetrícia e neonatal. Na ocasião, será possível tirar dúvidas e oferecer sugestões para aprimoramento da proposta inicial.

O projeto, que é prioridade no plano de gestão do governador Wanderlei Barbosa, pretende não só suprir as demandas que hoje são direcionadas ao Dona Regina como também prevê o aumento da quantidade de leitos e a ampliação e otimização de programas de referência a exemplo do Banco de Leite Humano, Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) e Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). O terreno destinado para construção da obra está localizado na Quadra ACSU SO 130 (1301 Sul) e compreende a extensão de quatro lotes interligados que, no total, somam 24 mil m², uma área seis vezes maior do que a que comporta a atual estrutura.

Outros serviços fundamentais para a saúde da mulher antes não ofertados, como UTI obstétrica-ginecológica, também serão contemplados pela nova unidade que contará com instalações e equipamentos de última geração, incluindo um heliponto. Lembrando que será mantido o atendimento 100% público destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como parte da etapa de diálogo público, também segue disponível até o dia 2 de junho a Consulta Pública online para avaliação e contribuições ao projeto. Interessados podem participar acessando o link https://www.to.gov.br/parcerias/hospital-da-mulher/2mblyivrx4g7

Próxima Etapa

Finalizada a fase de diálogo público, as sugestões feitas pela população serão avaliadas, respondidas e adequadas ao projeto. A partir daí, será realizada a etapa de licitação, onde é determinada a empresa ou o consórcio que executará o processo de construção, gestão, manutenção e operação do novo hospital.