Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Tocantins será sede nessa quinta-feira, 25, da 112ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), entidade que reúne e representa os órgãos ambientais estaduais do Brasil. O Estado integra a associação por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A reunião acontece durante todo o dia, no Palácio Araguaia, e deve contar com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

A realização da reunião no Tocantins foi celebrada pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, que vai apresentar durante o encontro a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, “um compromisso proposto pelo Governo do Tocantins, por meio da Semarh, para impulsionar o desenvolvimento de baixas emissões, ou seja, para que o Estado possa continuar crescendo, produzindo, enquanto preserva, agregando valor aos seus produtos com sustentabilidade e reduzindo os efeitos das mudanças climáticas”.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, destacou a importância do encontro no Tocantins, que integra a Amazônia Legal brasileira. “O Tocantins se sente muito honrado e privilegiado de ser o anfitrião da reunião da Abema que traz a Palmas o Fórum de Secretários de Meio Ambiente de todo o Brasil, num momento importante em que estamos discutindo e alinhando todas as políticas públicas em nível nacional e as ações conjuntas que visam o fortalecimento do desenvolvimento sustentável do estado e o cumprimento da nossa missão institucional de preservação”, reforçou.

À frente da presidência da Abema, a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, afirmou que a expectativa para a 112ª reunião da Abema no Tocantins é muito positiva. “As reuniões itinerantes oportunizam aos órgãos estaduais de meio ambiente realizar troca de conhecimento e experiências, além de permitir que possamos vivenciar a realidade ambiental local. Estamos ansiosos para conhecer as boas práticas ambientais realizadas pelo Estado do Tocantins, ao mesmo tempo em que teremos uma intensa agenda nacional sendo tratada nestes próximos dias”, ressaltou.

Agenda paralela

Antes disso, nesta quarta-feira, 24, às 13h, duas reuniões acontecem no Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, com a presença do secretário executivo do GCF Brasil (Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta), Carlos Aragon, e outra do Consórcio de Secretários de Meio Ambiente do Nordeste.

Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

A entidade reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.