Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

Gestores de meio ambiente da Amazônia Legal brasileira estão no Tocantins para a 112ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e reuniram-se, nessa quarta-feira, 24, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para tratar de temas comuns aos estados amazônicos. Integram a região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

Vinculado à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas – GCF Task Force,o Fórum é um espaço onde os secretários das pastas de meio ambiente da região debatem pautas coletivas e articulam uma atuação em conjunto frente aos desafios ambientais que compartilham.

O grupo é atualmente presidido pela secretária de Meio Ambiente e Povos Indígenas do Acre, Julie Messias, que frisou que as discussões no ambiente do fórum vão além do compartilhamento das particularidades de cada estado, incluem também uma construção coletiva de iniciativas em prol do desenvolvimento ambiental, social e econômico da Amazônia. “Estar aqui no Tocantins nos possibilita não só discutir, mas também conhecer de perto qual a real situação, como a política de meio ambiente vem sendo implementada, além de beber dos exemplos que o Estado tem a vanguarda de algumas ações. Agradeço ao Estado que está sendo anfitrião da reunião da Abema e da nossa reunião do fórum de secretários da Amazônia Legal”, declarou.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcelo Lelis, destacou a oportunidade oferecida pela agenda da Abema no estado, que possibilitou o encontro dos gestores da Amazônia Legal. “Juntos, nós abrigamos uma área importante não só para o Brasil, mas para o mundo, que é a Amazônia brasileira, e é nesse espaço que compartilhamos nossas experiências e construímos políticas públicas levando em conta aquilo que nos une e o que podemos trabalhar em conjunto para obter sucesso”, afirmou.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme, também participou da reunião, além da superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos.

Entre as pautas da reunião, os secretários iniciaram conversa sobre o planejamento dos estados amazônicos para participação na COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ou Conferência das Partes da UNFCCC, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Com a participação do especialista em mudanças climáticas Marcelo Rocha, do IDH (The Sustainable Trade Initiative), os secretários nivelaram o conhecimento sobre o atual cenário global dos mercados voluntário e regulado de carbono. Também ficou acordado que será feito um levantamento de pautas ambientais que estão em debate no legislativo federal para o engajamento dos membros do fórum.

Consórcio de Secretários de Meio Ambiente do Nordeste

Outra reunião, dos secretários que integram o Consórcio de Secretários de Meio Ambiente do Nordeste também foi realizada nesta quarta, no mesmo local. Na ocasião, os gestores que representam os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, debateram pontos estratégicos para os próximos dois anos de atuação, além de temas como finanças sustentáveis e Mapbiomas.

Abema

Nesta quinta-feira, 25, o Tocantins será sede da 112ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), entidade que reúne e representa os órgãos ambientais estaduais do Brasil. A reunião acontece durante todo o dia, no Palácio Araguaia.