Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz de Castro

Foto: Luiz de Castro

Forças de segurança, líderes comunitários e comunidade em geral estiveram reunidos na noite dessa quinta-feira, 25, em reunião que culminou com a composição da chapa provisória do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Jardim Aureny IV, na região sul de Palmas. O próximo passo é a eleição e posse dos representantes.

Na oportunidade, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, convocou a população para fortalecer o trabalho que é realizado pelos agentes de segurança e destacou a importância do encontro. “Estarmos todos aqui, em uma região que tem tido os índices de criminalidade alterados, buscando soluções para fortalecer as ações que já vem sendo desempenhadas pelas forças é de grande importância. Quando a comunidade entende que também tem um papel na segurança pública, a ocorrência de resultados positivos é bem maior. Por isso agradeço a cada morador que está se dispondo a contribuir e que entende que segurança pública é direito e responsabilidade de todos”, disse o secretário.

Wania Márita, presidente da Associação de Moradores do Jardim Aureny IV, também lembrou da importância da participação social e reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública. "Estamos precisando muito que ocorra essa aproximação entre a comunidade e agentes de segurança. Quando tínhamos o conselho ativo víamos resultados melhores, havia envolvimento. Ficamos felizes e gratos por esse pronto atendimento da SSP-TO a nossa demanda”, agradeceu.

Comerciante do Aureny IV, Fortunaldo Santana, fez questão de participar da reunião em busca de melhorias. “Esse conselho vai contribuir bastante porque vai ajudar a inibir a criminalidade no nosso bairro. Acho que a polícia faz um trabalho muito bem feito e a população vai ajudar ainda mais”, reforçou.

Renato de Sousa, graduado em direito e morador do Aureny IV há 15 anos, se dispôs a ocupar a presidência do Conseg. Ele explicou o porquê de se voluntariar. “O que me levou a me colocar à disposição foi o desejo de melhoria para o nosso bairro. Nós temos carência de muitas coisas e acredito que esse projeto vai beneficiar a todos. A segurança pública somos todos nós, então nós também precisamos dar nossa contribuição”, ressaltou.

Ainda durante a reunião, o diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, ministrou palestra que abordou pontos específicos da composição de Conseg e do conceito de Polícia Comunitária.

“Às vezes as pessoas pensam que Polícia Comunitária é outro polícia, mas ela é uma filosofia, um modo de pensar e um modo de agir no qual as forças de segurança buscam a aproximação com a comunidade e, da mesma forma, a comunidade se conecta com as instituições para tratar dos problemas existentes em um local específico”, explicou.

Ainda participaram da reunião diversos servidores da SSP-TO, a exemplo da superintende de Segurança Integrada, Fátima Holanda Ubaldo, e do superintende de Polícia Científica, Alexandre Agrelli; o presidente da Federação das Associações e Entidades Comunitárias Urbanas e Rurais do Tocantins, Rogério Lopes da Silva; representantes da Guarda Metropolitana de Palmas, do Corpo de Bombeiros do Tocantins, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Tocantins) e da Secretaria de Educação de Palmas.